Detran avalia modernização de processo para habilitação de motoristas

O Detran Goiás criou comissão formada por técnicos para estudar a simplificação de procedimentos de habilitação e veículos. A meta é desburocratizar e tornar os serviços mais ágeis, propiciando economia de tempo e elevação da qualidade do atendimento ao público. Para isso, está sendo elaborado um plano de ação com base nas sugestões dos permissionários. A iniciativa integra um pacote estratégico de medidas de democratização que vem sendo implantado pela autarquia

Nos últimos dias foram realizadas seis rodadas de reuniões com os principais parceiros do Detran para coletar informações e sugestões sobre modernização nos processos. O plano de ação deve ser concluído até setembro, mas algumas das sugestões apresentadas já foram acatadas, como a entrega da CNH para candidatos através dos Centros de Formação de Condutores (CFCs) e a redução do tempo de entrega das habilitações e da devolução dos processos de candidatos reprovados.

Mais de 4 mil permissionários, entre CFCs, despachantes, empresas de placas, médicos e psicólogos, estão envolvidos na prestação de serviços do Detran. Todas as categorias estão participando da construção do plano de ação. “Precisamos de sintonia para que possamos atender à demanda da sociedade com maior agilidade, segurança e qualidade”, explica o presidente Manoel Xavier Ferreira Filho.

Sugestões

Durante a rodada de reuniões, a comissão técnica recebeu sugestões diversas, desde pedidos de alteração no sistema até de redução do tempo de atendimento aos permissionários. Para o presidente da Associação dos Centros de Formação de Condutores, Jader Neves, todas as sugestões foram fundamentadas na busca de benefícios para a população. De acordo com o presidente do Sindicato dos Despachantes, Juarez Guimarães, o Detran ficou parado por muito tempo no que se refere à mudança de procedimentos. “Todos chegamos à conclusão de que é hora de mudar”, alerta.

Já a presidente do Conselho de Psicologia, Simone Minasi afirma que o estreitamento da relação do Detran com os parceiros vai gerar muitos benefícios para o público. “Temos muito o que melhorar. São necessários ajustes adequados aos profissionais, atualização constantes de informações, um bom conhecimento, troca de informações”, explica a psicóloga. “Estamos maximizando o fluxo de processos, para atender a demanda de todos os atores envolvidos, Detran, parceiros e cidadãos”, destaca a assessora técnica da presidência e uma das responsáveis pela construção do plano de ação, Fernanda Maria da Silva Faria.

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