Desenvolvimento regional é pauta de encontro de governadores

Governadores de cinco Estados debatem hoje (3/7) em Goiânia uma agenda de desenvolvimento para a região central do Brasil. O 1.º Fórum de Governadores do Brasil Central tem a presença do ministro Roberto Mangabeira Unger, da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) da Presidência da República e o governador de Goiás, Marconi Perillo, como anfitrião e o encontro se realiza no Palácio das Esmeraldas. A reunião preparatória, entre o ministro e secretários de planejamento de Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Tocantins, aconteceu na quinta-feira (2/7), no Palácio das Esmeraldas.

 “Há duas semanas, em encontro em Goiânia, o Estado de Goiás foi provocado pelo ministro Mangabeira Unger a liderar esse movimento. A conclamação foi prontamente aceita e temos agora o compromisso de criar uma agenda positiva a partir do Brasil Central”, destacou o governador goiano. Marconi acredita que o Brasil Central (que inclui, além de Goiás, o Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Tocantins) tem tudo para ser o protagonista do desenvolvimento nacional. “A região tem sempre crescido acima da média nacional. A situação econômica do Brasil hoje só não é pior graças, em grande parte, ao desempenho de nossos Estados. Os governadores sabem disso e precisam estar à frente desse processo de ajudar o país a sair da situação difícil que enfrenta”, destaca o governador.

Organização
A responsabilidade pela organização do encontro entre secretários e governadores ficou com o titular da Secretaria de Gestão e Planejamento de Goiás (Segplan), Thiago Peixoto. “Não foi difícil articular esse fórum. Sentimos nos colegas dos Estados do Brasil Central que existe esse anseio de estarmos adiantados no processo. Enquanto o resto do Brasil discute a crise, já estamos preocupados aqui em sair dela e focar no desenvolvimento. Na verdade estamos agindo com planejamento”, explicou o secretário.

O objetivo é traçar um plano estratégico regional. A discussão, por sugestão de Mangabeira Unger, tem três eixos temáticos: instrumentos para gerar o desenvolvimento, modelo de produção e capacitação. A intenção é que o Fórum de Governadores do Brasil Central ocorra de forma periódica em todos os Estados nos próximos meses. “Precisamos de muita articulação, tanto com a Presidência da República quanto com o Congresso Nacional, para garantir o progresso da nossa região”, afirmou o titular da Segplan-Goiás, Thiago Peixoto.​

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo