Credeq de Aparecida de Goiânia inicia serviços internos em maio

O Centro de Referência e Excelência em Dependentes Químicos Jamil Issy (Credeq) localizado em Aparecida de Goiânia inicia na primeira quinzena de maio os serviços internos administrativos. A Organização Social responsável pelo gerenciamento do Credeq, Luz da Vida, vai começar o trabalho de organização do fluxo de atendimento que será implantado na unidade.

“Um plano de ação está sendo executado de modo a colocar a unidade em funcionamento”, informa o superintendente de Gestão, Planejamento e Finanças da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), Oldair Marinho. Segundo ele, elementos como acesso ao transporte coletivo e ainda cabeamento de internet são questões referentes à infraestrutura da região onde está localizado o Credeq que estão sendo finalizados, e que envolvem os cronogramas de empresas contratadas ou órgãos parceiros.

O Credeq será um moderno centro para reabilitação, completo e com equipamentos de qualidade, além de pessoal técnico com experiência no atendimento de dependentes químicos no Estado. A obra e os equipamentos foram concluídos em três anos, incluindo a seleção de Organização Social e dos recursos humanos.

Com 96 vagas e capacidade para realizar 2,1 mil consultas em psiquiatria, clínica geral e pediatria, e mais de 10 mil atendimentos multidisciplinares, o Credeq estará dentro da Rede de Atenção à Saúde Mental e vai preencher uma lacuna na assistência ao dependente. Segundo o diretor técnico da unidade, Tiago Batista, o atendimento será daqueles casos mais graves, que têm grandes prejuízos psicossociais, estão clinicamente instáveis ou são refratários de outros tipos de tratamentos.

Ele explicou que a unidade receberá pacientes regulados dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps). “Para aqueles municípios que não possuem esses Centros, os dependentes deverão ser encaminhados pela secretaria municipal de saúde, mas já entendendo que esses municípios precisam pactuar junto às regionais de saúde para que se crie essa rede de atendimento”, informa.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo