Corregedoria do Tocantins busca na CGE-GO experiências do Programa de Compliance Público

Equipe da Subcontroladoria de Controle Interno e Correição da Controladoria-Geral do Estado se reuniu com a corregedora-geral do Estado do Tocantins para troca de experiências relacionadas à implantação do Programa de Compliance Público do Estado de Goiás

A equipe da Subcontroladoria de Controle Interno e Correição da Controladoria-Geral do Estado (CGE-GO) realizou reunião virtual com a corregedora-geral do Estado do Tocantins, Simone Pereira Brito e parte de sua equipe, para troca de experiências relacionadas ao Programa de Compliance Público do Estado de Goiás (PCP), principalmente o eixo da responsabilização.

Para Simone Brito, a reunião foi fundamental para “orientar toda a equipe da Controladoria-Geral do Estado do Tocantins nas diretivas de implantação de programas de integridade e compliance, a partir de outras experiências que são exitosas”, avaliou. De acordo com a corregedora-geral, essa troca de experiências é necessária, “sobretudo em lugares nos quais essa experiência está sendo iniciada”, como é o caso do Tocantins.

O subcontrolador de Controle Interno e Correição de Goiás, Marcos Tadeu de Andrade, apresentou um panorama da implantação do PCP desde 2019, quando o programa teve início. Ele destacou os esforços no sentido de qualificar os servidores da CGE para lidar com a nova ferramenta e se tornarem multiplicadores do conteúdo para os colaboradores das demais pastas do Poder Executivo goiano.

O superintendente de Correição Administrativa da CGE, Bruno Mendes Dias, detalhou as inovações em matéria correcional implementadas pelo Governo de Goiás, com as alterações legislativas e criação de normas mais modernas relacionadas especialmente ao termo de ajustamento de conduta de servidores e a responsabilização de fornecedores.

A superintendente de Auditoria da CGE, Stella Maris Franco, destacou a separação das áreas de auditoria e controle interno, o que facilitou a implementação do PCP. Cláudio Martins Correia, superintendente de Inspeção, apresentou as ações de controle inspecionais e a instituição do Plano Anual de Ações de Controle (Poac) que organiza e define as inspeções, pessoal e horas de trabalho para cada ação e os órgãos que serão inspecionados.

Terminando a exposição da CGE, o gerente de Auditoria em Compliance, Luís Henrique Crispim, discorreu sobre o PCP, demonstrando as vantagens desse instrumento para a gestão e a boa governança. Ele descreveu as etapas de implementação do programa, elencando quais órgãos receberam consultoria nos exercícios de 2019 e 2020, bem como os resultados conquistados até o momento.

A corregedora do Tocantins agradeceu a disponibilidade e o profissionalismo de toda a equipe da CGE e colocou a equipe do Tocantins também à disposição de Goiás para novas trocas de experiências. “O grande ganho dessa parceria é justamente a união de esforços e experiências para alcançr uma administração que efetivamente contemple a sociedade e que cumpra com o seu papel, promovendo o bem comum, coerente com os anseios da sociedade, de forma justa e ética”, finalizou Simone.

Controladoria-Geral do Estado de Goiás (CGE) – Governo de Goiás

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo