Controladoria lança projeto de aprendizagem autodirigida para colaboradores

Inscrições para participação estão abertas desde o início desta semana. Todos os colaboradores da CGE-GO podem participar da iniciativa, que propõe a realização de desafios de aprendizagem autodirigida

A Controladoria-Geral do Estado (CGE-GO) lançou na última sexta-feira, 26/2, o Projeto Aprender a Aprender. O evento de lançamento ocorreu na plataforma Zoom e contou com a presença virtual do escritor, palestrante e facilitador de comunidades de aprendizagem autodirigida, Alex Bretas, que desenvolveu toda a metodologia na qual se baseia a iniciativa.

Coordenado pela gestora Vania Cristina Gonçalves, o projeto surgiu de um desafio proposto pelo controlador-geral do Estado, Henrique Ziller. Ela se aprofundou no tema e, a partir do trabalho desenvolvido por Alex Bretas, apresentou um pré-projeto à alta direção da CGE-GO, que aprovou a iniciativa.

As inscrições para participação foram abertas essa semana, na página do projeto na Intranet da CGE-GO. Foi criado ainda um grupo de suporte, no Telegram, para a convivência e compartilhamento das experiências pelos participantes do projeto. Para aqueles servidores interessados, que não possuírem familiaridade com o Telegram, haverá suporte da Gerência de Tecnologia da Informação.

Aprender a Aprender
O projeto Aprender a Aprender tem por objetivo motivar os servidores da Controladoria a “aprenderem a aprender”, por meio da realização de desafios de aprendizagem autodirigida. A ideia é trabalhar novos hábitos de aprendizagem, a partir da metodologia desenvolvida pelo escritor Alex Bretas, criador do “Desafio 30 dias de hábitos de aprendizagem”, e-book que inspirou a CGE-GO na formatação desta proposta.

Em sua fala no lançamento do projeto, Bretas relatou parte de suas experiências que o levaram a desenvolver o método de aprendizagem autodirigida; método este que está em constante aperfeiçoamento. Ele destacou que a curiosidade e a busca por conhecimentos relacionados às suas áreas de interesse, em vários meios, quando feitas de forma organizada e disciplinada, resultam em aprendizados efetivos, cujos resultados podem mudar a vida daqueles que se propõem a seguir a metodologia.

No caso do Aprender a Aprender, o projeto propõe a realização de 21 desafios, divididos em nove categorias de aprendizado: meta-aprendizagem, hábitos de autocuidado, disciplina, organização, escuta, criatividade, humildade, compartilhamento e ação. Para cada categoria há um ou mais desafios a serem cumpridos – um exercício constante, que faculta a construção de novos hábitos e que, por conseguinte, sedimentam novas aprendizagens ao longo do tempo. Por se tratar de um aprendizado informal, o comprometimento do “aprendiz” com seu autoaprendizado é fundamental, assim como a escolha de aprender algo que lhe renda satisfação e prazer, seja em nível pessoal ou profissional.

Todos podem participar do projeto, cuja processo de aprendizagem difere do aprender formal, acadêmico. “Ele é uma proposta desafiadora para todos. É um parar, olhar para si mesmo, pensar e decidir-se a aprender coisas novas, com prazer e alegria, seja no campo pessoal ou profissional. Acreditamos ser possível, a partir desta experiência, ampliar nossos horizontes e abrir caminhos para pensar em inovação, criar e compartilhar novos hábitos e conhecimentos”, explica Vânia Gonçalves.

Comunicação Setorial – CGE-GO

 

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