Contrato de Ater gera resultados positivos para a agricultura familiar

A Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) realizou em Caldazinha, nas comunidades de Bom Jardim, Boa Esperança, Milho Inteiro e Caldas, reunião para discutir resultados de contrato de Assistência Técnica Extensão Rural – Ater. De acordo com a engenheira agrônoma da Emater Ivânia Luíza Barbacena, durante a atividade foi realizada a avaliação final do trabalho desenvolvido durante três anos e meio, pelo convênio entre Emater e a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário (Sead).

A reunião apresentou as melhorias do processo, como o aumento de renda entre participantes, diversificação de atividade dentro da propriedade, melhor produtividade de leite, além do entrosamento entre a comunidade. Também foram apresentados casos de sucesso da agricultura familiar. Ao todo, 69 famílias foram beneficiadas pelo contrato. A maioria demonstrou interesse em continuar com o trabalho.

De acordo com o vice-prefeito de Caldazinha, Venerando Dutra de Aquino, que também é agricultor familiar, “o projeto é muito bom, porque melhora a renda e produtividade”. O agricultor destacou que o contrato o beneficiou por meio de crédito rural do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), além da assistência técnica prestada pela Emater para os produtores. Também participaram da reunião técnicos da Emater, vereadores locais e o secretário de Transportes e Obras, Francisco Floriano Dutra.

Em Ipameri, também foram discutidos os resultados apresentados pelo contrato de Ater 064/2012, firmado entre Emater e Sead, no dia 22/6 (quinta-feira). O trabalho atendeu a 59 famílias, das comunidades rurais de Barreirão e Brito, Veríssimo e Povoado 127, Encruzilhada e Ponte Alta, e rendeu avanços positivos em fatores como Meio Ambiente e acesso ao crédito rural.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo