Consulado do Canadá confirma que missão goiana demonstrou vantagens competitivas de Goiás

A missão comercial liderada pelo governador Marconi Perillo e comitiva do Governo Estadual a Toronto e Ontário, em setembro deste ano, foi “plenamente bem-sucedida”. Essa foi a avaliação final apresentada em relatório pela Cônsul-Geral do Brasil no Canadá, Ana Lélia Benincá Beltrame. A missão, que também se estendeu a Washington e Los Angeles, nos Estados Unidos, foi coordenada pelo secretário-chefe do Gabinete de Gestão de Assuntos Internacionais da Governadoria, Isanulfo Cordeiro.

O relatório destaca que a missão política e empresarial do Governo de Goiás a Toronto e à Província de Ontário, realizada nos dias 19 e 20 de setembro, teve o objetivo de formar parcerias entre ambas unidades federativas em temas relacionados a comércio, investimentos, desenvolvimento tecnológico e inovação. Nas considerações da cônsul, uma análise mais aprofundada das apresentações e do panorama, em Toronto e na Província de Ontário, da pesquisa, infraestrutura, desenvolvimento e inovação nas áreas de cidades inteligentes, biotecnologia e ciências da vida, poderá ensejar oportunidades de novas parcerias Brasil-Canadá, tendo em conta os mecanismos bilaterais existentes de cooperação econômica, empresarial e em ciência, tecnologia e inovação.

Segundo o documento canadense, o governador transmitiu a mensagem de um Brasil mais dinâmico, mais próspero e desenvolvido, com segurança jurídica, capaz de enfrentar suas crises política e econômica amparado na estabilidade de suas instituições, na sua diversidade produtiva e na excelência de seu capital humano. “O Governador Perillo foi particularmente eloquente, em diversas ocasiões, ao assinalar que o Brasil poderia estar iniciando ciclo de recuperação econômica, no qual o Estado de Goiás desempenharia papel proeminente, correspondendo a momento propício para a retomada dos investimentos, das parcerias internacionais e para a expansão do comércio bilateral, especialmente o de bens, produtos e serviços intensivos em conhecimento e tecnologia”, diz trecho do relatório.

Outros compromissos

O relatório do consulado destaca ainda a reunião realizada na prefeitura de Toronto, com o vereador (“Councillor”) encarregado da área de planejamento e desenvolvimento econômico da cidade, Michael Thompson -, que esteve no Brasil em diversas ocasiões para promover empreendimentos e negócios entre empresas brasileiras e de Toronto. Michael Thompson asseverou que a missão goiana chegou em tempo oportuno, devido ao lançamento da “Latin American Bi-Lateral Trade Initiative” (LABTI), referente ao funcionamento de programas de apoio ao comércio exterior e ao empreendedorismo, voltados especificamente para países latino-americanos.

Segundo o relatório, o representante municipal anunciou que incluirá iniciativas de facilitação de comércio, investimentos e negócios com Goiás no planejamento estratégico e econômico-comercial da Prefeitura de Toronto para 2017. Michael Thompson comprometeu-se ainda a estudar a possibilidade de apoiar a realização, ainda este ano, de missão comercial de Toronto e Ontário a Goiás.

De acordo ainda com o relatório da Cônsul-Geral do Brasil no Canadá, Ana Lélia Benincá Beltrame, o segundo dia de missão teve início com um workshop realizado conjuntamente pelo Consulado, pela Câmara de Comércio Brasil-Canadá (BCCC, na sigla em inglês) e pelo Governo de Goiás. Na ocasião, foi desenvolvida a oficina de trabalho “Oportunidades Econômicas e de Investimento, Comércio e Inovação entre Goiás e Ontário”, que apresentou dois painéis: “Investimentos, Comércio e Inovação nas áreas de energia, eficiência energética e cidades inteligentes”; e “Oportunidades de investimento, comércio e inovação nos setores farmacêutico e de ciências da vida”.

O documento destaca também que Marconi relacionou as medidas adotadas pelo Estado de Goiás, desde 2014, para enfrentar a crise econômica, orçamentária e fiscal; pontuou as oportunidades para o investimento estrangeiro direto em Goiás, a partir da publicação de edital de concessão, por 30 anos, da CELG Participações, além de oportunidades nas áreas de logística de carga, infraestrutura, concessões de estradas, turismo e setor farmacêutico.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo