Consórcio Avança Goiás vence pregão para emissão de debêntures do Governo

O consórcio “Avança Goiás”, formado pela Caixa Geral-Brasi, BRB e coordenado pelo Banco Fator S.A, foi o vencedor do Pregão Eletrônico, realizado hoje (sexta-feira) pela Goiás Parceria. A concorrência teve a finalidade de escolher o agente financeiro, credenciado na Comissão de Valores Mobiliários – CVM, para emissão de debêntures do governo estadual. O evento foi no auditório da Secretaria da Fazenda.

“Foi um sucesso absoluto. Superou nossas expectativas e a taxa foi absolutamente favorável para o Estado de Goiás. Estamos inaugurando um novo momento que é o Estado entrando no mercado de capitais”, disse a secretária da Fazenda, Ana Carla Abrão Costa, ao final do evento. O grupo, liderado pelo Banco Fator, não foi o único concorrente – havia ainda o consórcio “Pra Frente Goiás”, formado pelos bancos ABC e Credit Suisse – mas, após disputa intensa, o vencedor foi escolhido por ter oferecido menor taxa de administração pelos títulos.

Essa taxa representa spread de 3,96% sobre os certificados de depósitos bancários (DI) para todos os serviços do agente estruturador e os custos financeiros da operação, uma taxa baixa se considerada a atual realidade econômica do país. De acordo com o superintendente-executivo, Edson Ronaldo Nascimento, “isso é um sinal claro de que o mercado acredita e confia na gestão das contas públicas que vem sendo empreendida no Estado de Goiás”.

A próxima fase será a emissão de debêntures a mercado. Espera-se a entrada de recursos de R$ 200 milhões, até novembro. Os recursos serão aplicados em obras de infraestrutura, saúde, educação e transporte. O lançamento de títulos públicos foi aprovado por lei e as debêntures são direitos creditórios originários de créditos tributários em fase administrativa ou judicial. O processo de licitação foi comandado pela gerente de Licitações e Contratos da Sefaz, Cláudia Helena Lima Leite.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo