Conselho sugere medidas para melhorar transparência dos gastos governamentais

Tornar a transparência do Governo Estadual mais amigável, de modo a que as pessoas possam obter com mais facilidade, em linguagem acessível, os dados sobre gastos governamentais foi um dos temas tratados hoje (28/2) na primeira reunião do ano do Conselho de Transparência Pública e Combate à Corrupção, órgão colegiado ligado à Controladoria-Geral do Estado. Na realidade, todos os gastos sobre arrecadação, despesas, pagamento de pessoal, empenhos, pagamentos estão todos disponíveis no Portal da Transparência (www.transparencia.go.gov.br), mas a meta é avançar na forma e na linguagem como eles são apresentados, de modo que se tornem compreensíveis a qualquer cidadão.

Para viabilizar as mudanças, o Conselho decidiu criar grupos de trabalho que vão avaliar as quatro áreas que exigem o maior volume de recursos do Governo, quais sejam Educação, Saúde, Obras Civis e Rodoviárias e Segurança Pública e propor medidas para tornar os conteúdos compreensíveis pela população. Além disso, a ideia é mostrar também os resultados práticos dos investimentos feitos, mostrando às pessoas como os recursos investidos estão trazendo benefícios e melhorias para o conjunto da população. 
Uma outra proposta que deverá ser levada à administração do Estado é a realização de campanha publicitária oficial, mostrando aos cidadãos que Goiás aposta na transparência pública e que os dados governamentais estão disponíveis para acesso por qualquer cidadão. Os membros do Consellho, que representam diversos órgãos públicos e entidades organizadas da iniciativa privada e da academia, se dispuseram também a divulgar mais intensamente o Portal da Transparência em suas respectivas instituições. A reunião de hoje, realizada no auditório da Vice-Governadoria, no 4º andar do Palácio Pedro Ludovico Teixeira, foi coordenada pelo secretário-chefe da Controladoria-Geral do Estado, Adauto Barbosa Júnior.  

Outros temas

O encontro de hoje do Conselho de Transparência abordou outros temas relativos à melhoria da transparência pública, dentre eles uma proposta referente ao detalhamento no relatório da folha de pagamento do Estado. A sugestão é as informações disponibilizadas no Portal da Transparência possam permitir a diferenciação dos benefícios de caráter indenizatório dos vencimentos e subsídios dos servidores. O objetivo é mostar com clareza os valores percebidos. A secretaria-executiva do Conselho vai encaminhar ofício à Secretaria de Gestão e Planejamento formalizando a sugestão para modificação do conteúdo.

A equipe da Superintendência Central de Transparência Pública fez a apresentação do novo Sistema de Identificação Preventiva de Riscos em Procedimentos (Sipri), mecanismo que substituiu o Mapeamento de Riscos de Corrupção, conforme estabelece o Decreto 9.060/2017. Além de instituir a Identificação Preventiva de Riscos em Procedimentos (IPR), ele também definiu sua metodologia e ratificou a obrigação para a administração pública estadual mapear os processos de trabalho nas unidades, com vistas a identificar preventivamente fragilidades que possibilitem a ocorrência de desvios de conduta e/ou procedimentos.   

 

Conselho_3.jpg Conselho_8.jpg

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo