Conselho de Transparência vai escolher a entidade que ocupará o lugar da União Estadual dos Estudantes

O Conselho de Transparência Pública e Combate à Corrupção, em sua 24ª reunião, no dia 6, abordou a saída da União Estadual dos Estudantes(UEE)   e a apreciação e explanação das três entidades que poderão fazer parte do Conselho e a apresentação do Assistente Virtual (AVT) para os conselheiros.  A reunião foi realizada na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e Agricultura, Pecuária e Irrigação, no 4º andar do Palácio Pedro Ludovico Teixeira. Os trabalhos foram coordenados pelo  secretário-chefe da Controladoria-Geral do Estado (CGE), Adauto Barbosa Júnior. As próximas reuniões do Conselho de Transparência será sempre uma quarta-feira de cada mês.

A saída da UEE se deu por que a entidade faltou três reuniões consecutivas e não apresentou nenhuma justificativa. O estatuto do Conselho de Transparência não permite essas ausências. A primeira entidade a se apresentar foi o Conselho de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Estratégico de Goiânia, que falou sobre o trabalho desenvolvido pela entidade. Logo após foi a vez dos Agentes Voluntários do Brasil  Contra a Corrupção a mostrar o trabalho desenvolvidos por eles, e o último a se apresentar  foi a Grande Loja Maçônica do Estado de Goiás. Essas três entidades estão concorrendo há vaga deixada pela União Estadual dos Estudantes. Ficou decido que os conselheiros irão receber material dos trabalhos realizados pelas  três entidades e na próxima reunião do Conselho escolherão a vencedora.

Assistente Virtual

Para fazer a apresentação da nova ferramenta lançada pela Controladoria Geral do Estado, o Assistente Virtual (ATV), o sub-chefe da CGE, André da Silva Goes disse que esse novo sistema facilita ao cidadão o acesso às informações. O seu funcionamento é em linguagem coloquial, com emulação humana, O ATV ajudará o usuário 24 horas por dia, recebendo perguntas e disponibilizando respostas sobre todo o conteúdo do Portal Transparência. O funcionamento é muito simples e objetivo. Ao acessar o Portal, o usuário já encontrará os assistentes virtuais, clica a imagem e é aberta a caixa diálogo.  O novo dispositivo vai funciona na versão Beta (lançamento), por um período de 90 dias, prazo em que o sistema irá se aperfeiçoando. A personalização do ATV é incorporada a três avatares: uma com idade superior a 40 anos (Cora); um afrodescendente  jovem (Beto) e uma outra jovem (Tina).

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo