Conselho de Transparência realiza última reunião de 2018

O Conselho de Transparência Pública e Combate à Corrupção (CTPCC) realizou nessa quarta-feira (12/12) a última reunião ordinária do ano, no 4º andar do Palácio Pedro Ludovico Teixeira. Órgão colegiado integrado por 19 entidades do poder público e da sociedade civil, o Conselho de Transparência tem por finalidade sugerir e debater medidas de aperfeiçoamento da transparência na gestão da administração pública estadual, bem como estratégias de combate à corrupção e à impunidade. O encontro foi coordenado pelo subchefe da Controladoria-Geral do Estado (CGE), Gustavo Franco Monteiro.

Acolhendo pedido dos conselheiros, a reunião contou com a presença de Adauto Barbosa Junior, ex-secretário chefe da CGE, que atuou como presidente do Conselho até abril deste ano e que foi homenageado por sua atuação no órgão desde sua criação, em 2012. Adauto afirmou que os sentimentos que poderiam resumir o trabalho no Conselho de Transparência são aprendizado e agradecimento. Segundo ele, com a participação e contribuição efetiva de todos os integrantes, foi possível implantar em Goiás um dos melhores portais da transparência do Brasil. Adauto reforçou que, apesar desse destaque, ainda cabem muitas ações para avançar mais a prestação de contas de forma clara à sociedade.

De acordo com ranking divulgado ontem (12/12) pelo Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União, Goiás ocupa o 5º lugar em transparência entre as 27 unidades federativas do País (26 estados e o Distrito Federal). As notas do ranqueamento vão de 0 a 10 e avaliam a transparência passiva, publicação de informações pela internet referentes a receitas e despesas, licitações e contratos, estrutura administrativa, servidores públicos, acompanhamento de obras públicas, entre outras referências. O Portal da Transparência de Goiás ficou com nota 9,08, enquanto a média dos estados foi de 7,94. À frente de Goiás ficaram Pernambuco (9,4), Rio Grande do Sul (9,29), Distrito Federal (9,15) e Santa Catarina (9,09).

Diante da fala dos conselheiros, ficou definido que será feita uma proposta de ampliação e fortalecimento dos canais de divulgação do Portal da Transparência de Goiás junto à população com a utilização contundente das redes sociais como Instagram, Fecebook e WhatsApp.

Outro ponto abordado na pauta da reunião foi a avaliação do evento em alusão ao Dia Internacional contra a Corrupção, realizado dia 6 de dezembro, no auditório do Ministério Público de Goiás e que teve o Conselho como um dos organizadores. O presidente do Fórum Goiano de Combate à Corrupção (Focco-GO), André Acevedo, agradeceu o apoio dos conselheiros e da CGE, que teria contribuído para o sucesso do evento, onde foram apresentados casos práticos de ações que são realizadas no País no combate à corrupção. No final da reunião foi aprovado o calendário das reuniões do Conselho da Transparência em 2019. A primeira reunião do ano que vem será em 27 de fevereiro.

Composição
Compõem o Conselho de Transparência as seguintes instituições: pelo poder público -Controladoria-Geral do Estado de Goiás; Secretaria de Estado da Casa Civil; Secretaria de Estado da Fazenda; Secretaria de Estado da Gestão e Planejamento; Procuradoria-Geral do Estado; Ministério Público Estadual; Tribunal de Contas dos Municípios e Fórum Goiano de Combate á Corrupção. Os representantes da sociedade civil são: Associação Goiana de Imprensa; Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás; Fórum Empresarial; Fórum dos Trabalhadores; Fórum das Universidades Privadas; Universidade Federal de Goiás; Universidade Estadual de Goiás; Fórum dos Servidores Públicos do Estado de Goiás; Sindicato dos Gestores Governamentais do Estado de Goiás; Comitê para Democratização da Informática e União Estadual dos Estudantes.

 

Conselho Transparencia dez18

 

Conselho3 Transparencia dez18

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo