Conselho de Transparência realiza reunião com nova composição

 Conselho de Transparência Pública e Combate à Corrupção realizou nesta quarta-feira (27/2) a primeira reunião ordinária de 2019 e a primeira também sob nova direção. Como a Presidência e a Secretaria do conselho cabem à Controladoria-Geral do Estado (CGE), foram designados respectivamente para os cargos o controlador-geral, Henrique Ziller e o Superintendente de Transparência Pública, Diego Ramalho. Com a ausência do controlador-geral, coube ao subchefe da CGE, Marcos Tadeu de Andrade, suplente do presidente, dirigir os trabalhos.

O Conselho de Transparência Pública e Combate à Corrupção é um órgão colegiado integrado por diversas entidades do poder público e da sociedade civil, que tem por finalidade sugerir e debater medidas de aperfeiçoamento da transparência na gestão da administração pública, bem como estratégias de combate à corrupção e à impunidade.

Após as apresentações dos novos participantes, o conselheiro Eduardo Aires, representante do Sindgestor, pontuou os principais pontos de atuação do Conselho desde sua criação. Um dos itens da pauta foi a apresentação do Programa de Compliance Público, lançado pelo governador Ronaldo Caiado em 18 de fevereiro e que será coordenado pela CGE, que fará a implantação em todos os órgãos do Poder Executivo. Segundo o governador, o objetivo do programa é dar transparência às ações do Estado, evitar o desperdício do dinheiro público e combater a corrupção de agentes públicos e privados, para levar mais serviços e infraestrutura aos cidadãos goianos. 

Composição
Compõem o Conselho de Transparência, pelo poder público, as seguintes instituições: Controladoria-Geral do Estado de Goiás; Secretaria de Estado da Casa Civil; Secretaria de Estado da Economia; Procuradoria-Geral do Estado; Ministério Público Estadual; Tribunal de Contas dos Municípios e Fórum Goiano de Combate à Corrupção. Os representantes da sociedade civil são: Associação Goiana de Imprensa; Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás; Fórum Empresarial; Fórum dos Trabalhadores; Fórum das Universidades Privadas; Universidade Federal de Goiás; Universidade Estadual de Goiás; Fórum dos Servidores Públicos do Estado de Goiás; Sindicato dos Gestores Governamentais do Estado de Goiás; Comitê para Democratização da Informática e União Estadual dos Estudantes.

Conselho Transparencia 3 fev19

 

Conselho Transparencia 2 fev19

 

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo