Conselho de Transparência Pública conhece inovações no Portal da Transparência

Os membros do Conselho de Transparência Pública e Combate à Corrupção conheceram as mudanças relativas ao acesso, usabilidade e novos conteúdos inseridos do Portal da Transparência do Governo de Goiás, durante reunião extraordinária realizada quarta-feira (18/3) na sede da Secretaria da Fazenda. Ao fazer a apresentação, os técnicos da Controladoria Geral do Estado mostraram que o conteúdo está mais dinâmico e amigável, garantindo às pessoas a obtenção dos dados de forma mais interativa, conforme seus interesses. Nesta nova concepção, a CGE segue metodologia da Organização Não-Governamental Contas Abertas, que anualmente avalia o desempenho dos portais de transparência dos Estados

Conforme os técnicos, os relatórios passam a ter nova concepção visual, com a inserção de gráficos e tabelas, permitindo o entendimento fácil e claro das informações públicas. Além disso, os dados originados nos sistemas corporativos estatais são apresentados em tempo real, o que assegura a autenticidade e a integridade da informação. Estão disponíveis, nesse novo formato, painéis com informações sobre execução orçamentária e financeira, licitações, cargos e remunerações dos servidores e receitas estaduais. O navegador mais comum para acesso dos dados é o Mozila Firefox.

Ainda na reunião, o Conselho decidiu somar forças ao Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) para pedir o desarquivamento e providências para a retomada, pelo Congresso Nacional, da Proposta de Emenda à Constituição 45 (PEC 45), que trata da institucionalização e do fortalecimento das atividades de controle interno no País. Também foram discutidas e aprovadas mudanças pontuais no Decreto de Criação e no Regimento Interno do Conselho, com o objetivo de adequá-los à nova realidade administrativa do Estado. Também foi definido o cronograma de reuniões ordinárias para o exercício de 2015, ficando definidas as seguintes datas: abril, dia 29; junho, dia 24; agosto, 26; outubro, 21 e dezembro, dia 16.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo