Evento especial do Conselho de Transparência vai comemorar Dia de Combate à Corrupção

O Dia Internacional de Combate à Corrupção, comemorado anualmente em 9 de dezembro, será marcado este ano por uma atividade especial organizada pelo Conselho de Transparência Pública e Combate à Corrupção. O evento será realizado no dia 7 de dezembro, no auditório da Associação Comercial e Industrial do Estado de Goiás (Acieg). A programação e os detalhes finais foram acertados hoje (1º/11) durante reunião do Conselho, realizada na Sala de Situação, no 10º andar do Palácio Pedro Ludovico Teixeira. Os trabalhos foram coordenados pelo secretário-chefe em exercício da Controladoria-Geral do Estado, André da Silva Goes.

O objetivo central do evento é despertar a sociedade (empresários, profissionais liberais, trabalhadores, comunidade acadêmica e população em geral) para a necessidade e importância do combate permanente à corrupção em todos os níveis, para o que é preciso dispor de mecanismos adequados e ter pleno acesso às informações geradas pelo poder público. A programação propõe a segmentação das discussões, com envolvimento do setor empresarial (parte da ma nhã) e da comunidade acadêmica (período da tarde), sempre com foco no combate à corrupção.

Abrangência

Na primeira parte, o tema Integridade e Compliance: Discutindo Boas Práticas, a ser tratado durante um painel. Na sequência, haverá apresentação de temas como Empresa Íntegra, Todos Juntos Contra a Corrupção, Identificação Preventiva de Riscos em Procedimentos e cases de sucesso em compliance. Já para o público estudantil, o tema do painel principal será Transparência, Ética e Controle Social: Uma Construção Coletiva, com palestras sobre O Papel do Observatório Social, Transparência Pública e Controle Social, Experiências do Estado de Goiás com Bolsistas da OVG e Transparência nos Municípios Goianos.

O Conselho de Transparência é integrado por membros que representam diversas organizações, entidades, instituições públicas e privadas, sendo que há paridade no  número de participantes do setor público e das organizações representativas da sociedade. Ainda durante a reunião de hoje ficou acertado que todos os entes que têm assento no Conselho vão se empenhar para que o evento do dia 7 de dezembro alcance os objetivos e contribua efetivamente para despertar na população o interesse pelo acompanhamento e fiscalização das contas públicas, além de se tornar co-responsável pela correta aplicação dos recursos governamentais. (Fotos de Mantovani Fernandes).

Conselho_4.jpg Conselho_3.jpg

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo