Conselho de Transparência conhece dados de aplicação dos recursos da Celg D no Portal da Transparência

Os dados com a demonstração detalhada da aplicação dos recursos provenientes da alienação da Celg Distribuição (Celg D) arrematada em leilão pela empresa Enel S.A. já estão disponíveis no Portal da Transparência do Governo de Goiás (www.transparencia.go.gov.br). Ao acessar o site, o cidadão deve clicar na aba Despesas e em seguida no link  Aplicação dos Recursos da Celg D.  As informações contemplam os quatro órgãos para os quais os recursos foram direcionados, quais sejam Saneago, Saúde, Agetop e Celg Geração e Distribuição. Ao escolher o órgão, o interessado terá as informações detalhadas com o nome da empresa/entidade beneficiária, destinação dos investimentos, data de repasse dos recursos e o valor repassado.

O conteúdo foi demonstrado hoje (30/8) aos membros do Conselho Estadual de Transparência Pública e Combate à Corrupção, que realizou reunião ordinária na Sala de Situação, no 10º andar do Palácio Pedro Ludovico Teixeira. O secretário-chefe da Controladoria-Geral do Estado, Adauto Barbosa Júnior, que presidiu a reunião, informou aos conselheiros que esta é a versão inicial, mas a disponibilização dos dados será aprimorada ainda mais, facilitando o acesso sobre todos os recursos aplicados pelos cidadãos interessados em acompanhar os gastos governamentais.

Outro conteúdo disponibilizado no Portal da Transparência apresentado aos integrantes do Conselho é referente aos convênios que o Governo Estadual vem firmando com as prefeituras no âmbito do programa Goiás na Frente. Ao acessar o site, o usuário deve clicar na aba Convênios e Repasses e depois no link Convênios. Ao abrir ele encontra a opção Com Entidades da Sociedade Civil e Prefeituras Municipais em 2016 e 2017. Ao escolher o item desejado, ocorre a geração de um relatório em PDF com o detalhamento das informações.

Outros temas

Ainda durante a reunião de hoje do Conselho de Transparência foram tratados outros assuntos, dentre eles a realização de um evento comemorativo do Dia Internacional de Combate à Corrupção, que transcorre em 9 de dezembro. Ficou definido que as atividades a serem realizadas, incluindo palestras e mesas de debates, serão efetivadas no dia 8 de dezembro, já que dia 9 cairá no sábado. Os conselheiros participaram ativamente dos debates, com sugestões de temas a serem abordados e também em relação ao formato do evento.

Outra questão acertada na reunião foi o envio de correspondência ao Governo Estadual, por intermédio da Casa Civil, solicitando a modificação do Ofício Mensagem encaminhada pelo Governo à Assembléia Legislativa propondo a criação do Prêmio Reconhece Goiás, de modo a premiar também pessoas e ou/entidades que se destacarem nas práticas inovadoras na gestão e prestação de serviços na área específica da transparência pública e do controle social. A mensagem já está na Assembléia e deverá ser apreciada em breve, mas o Conselho entende que a concessão de prêmio específico nesta área contribuirá para melhorar a transparência das ações governamentais, combater práticas de corrupção e ampliar o controle social do poder público.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo