Conselho da Transparência discute andamento do Programa de Compliance e projetos de controle social

reuniao conselho transparencia 24 4 2019 2

 

O Conselho de Transparência Pública e Combate à Corrupção de Goiás realizou reunião ordinária nessa quarta-feira (24/4), no Palácio Pedro Ludovico Teixeira. Os trabalhos foram coordenados pelo sub-chefe da Controladoria-Geral do Estado (CGE), Marcos Tadeu de Andrade e secretariados pelo superintendente de Transparência, Diego Ramalho. Órgão colegiado integrado por 19 entidades do poder público e da sociedade civil, o Conselho tem por finalidade sugerir e debater medidas de aperfeiçoamento da transparência na gestão da administração pública estadual, bem como estratégias de combate à corrupção e à impunidade.

Na pauta das discussões, os temas abordados foram o estágio do Programa de Compliance Público do Poder Executivo, coordenado pela CGE, com implantação em 21 órgãos, bem como a apresentação de dois projetos que serão iniciados pela Controladoria em breve na área do controle social e da transparência.

Também foi criado grupo de trabalho entre os conselheiros para apresentação de propostas inovadoras que possam ser integradas à reformulação do Portal da Transparência do governo. Segundo o superintendente Diego Ramalho, o Portal da Transparência de Goiás segue plenamente as regras e contém todas as informações previstas na legislação. Mas, seguindo recomendação do governador Ronaldo Caiado, o que se quer é um modelo que vá além disso, no qual o cidadão possa interagir melhor e compreender com mais facilidade os dados ali apresentados, para atuar como agente no controle social das ações do Estado.

Compõem o Conselho de Transparência, pelo poder público, as seguintes instituições: Controladoria-Geral do Estado de Goiás; Secretaria de Estado da Casa Civil; Secretaria de Estado da Fazenda; Secretaria de Estado da Gestão e Planejamento; Procuradoria-Geral do Estado; Ministério Público Estadual; Tribunal de Contas dos Municípios e Fórum Goiano de Combate á Corrupção. Os representantes da sociedade civil são: Associação Goiana de Imprensa; Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás; Fórum Empresarial; Fórum dos Trabalhadores; Fórum das Universidades Privadas; Universidade Federal de Goiás; Universidade Estadual de Goiás; Fórum dos Servidores Públicos do Estado de Goiás; Sindicato dos Gestores Governamentais do Estado de Goiás; Comitê para Democratização da Informática e União Estadual dos Estudantes.

 

reuniao conselho transparencia 24 4 2019 4

 

reuniao conselho transparencia 24 4 2019 3

 

reuniao conselho transparencia 24 4 2019 1

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo