Conaci realizará seminário para discutir modernização do Controle Interno no Brasil

O Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) vai realizar no período de 27 a 29 deste mês, em Brasília, o seminário Sistema de Controle Interno no Brasil – Avanço por mais eficiência. O evento vai reunir representantes das áreas de controle interno de todos os Estados brasileiros e capitais de Estados que são membros do Conselho. Goiás estará presente por meio da participação de técnicos da Controladoria Geral do Estado.

O seminário vai dar sequência às discussões sobre a parceria que o Conaci firmou com o Banco Mundial com o objetivo de desenvolver o fortalecer o controle interno no Brasil, o que inclui aplicação de novas tecnologias e a possibilidade concreta de investimentos em tecnologia, capacitação e infraestrutura. Em etapas anteriores, foram selecionados três Estados para participarem como pilotos na elaboração de diagnósticos sobre o atual estágio do controle interno no País, verificando em que nível os estados se encontram para, a partir da realidade, introduzir novas ferramentas e tecnologias. Os Estados pilotos foram Minas Gerais, Piauí e Maranhão.

Resultados

No seminário em Brasília serão apresentados os resultados dos trabalhos realizados até agora. Haverá participação de uma consultora canadense contratada pelo Banco Mundial, que acompanhou o trabalho realizado pelos Estados-pilotos e Estados avaliadores. Também haverá mediação do Grupo de Trabalho criado pelo Conaci para coordenação e acompanhamento das ações e participação de técnicos do Tribunal de Contas da União e da Controladoria Geral da União.

Além dos levantamentos, as áreas de controle interno dos Estados-piloto também aplicaram treinamento com uso da metodologia chamada de Internal Audit Capability Model (IA-CM), um modelo de auditoria interna para o setor público, cuja estrutura identifica os fundamentos necessários para a auditoria interna eficaz no governo, ilustra os níveis e estágios pelos quais uma atividade de autoria interna pode evoluir e define e implementa medidas de controle, melhorando processos e práticas. A meta é criar condições para que a avaliação seja expandida aos demais Estados e, posteriormente, aos municípios.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo