Comunidades Terapêuticas recebem qualificação

Um seminário que começa hoje (26/10) e vai até dia 4 de novembro, tem por objetivo o aprimoramento de gestão, capacitação e aperfeiçoamento para gestores de comunidades terapêuticas (CTs) com 50 vagas. Esse seminário, que é gratuito, foi idealizado após visitas técnicas realizadas por equipes do GEED a todas as CTs de Goiânia, onde foram constatadas que nem todas elas são caracterizadas como tal.

A capacitação das CTs é realizada por meio de palestras e mesas redondas feitas por Organizações da Sociedade Civil (OSC), e do Ministério Público, com os seguintes temas: Comunidades Terapêuticas, Sustentabilidade das OSCs, Gestão Contemporânea, Gestão Estratégica. Tem participação especial do procurador de justiça Tomaz de Aquino, com o tema OSCs: Desenvolvimento sustentável, direitos humanos, e, diálogo intersetorial. Outros segmentos que estarão ministrando palestras são representantes da Vigilância Sanitária Municipal, Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas de Goiânia, Saúde Mental do Estado e de Goiânia, GEED, Ministério Público, Semas/Goiânia, todas elas  integrantes do TAC – Termo de Ajustamento de Conduta, que é um instrumento judicial por meio do qual as partes se comprometem, perante promotores de justiça e procuradores da República, a cumprirem determinadas condições, sobre um assunto específico.

A programação prevê assuntos amplos e técnicos a serem ministrados tais como:  o que é uma CT, modelos de cuidados e tratamentos aos usuários, programa de acolhimento, rede de atenção, reinserção e reabilitação social, voluntariado, aspectos jurídicos e contábeis, políticas públicas, captação de recursos, elaboração de projetos, prestação de contas, as mudanças sociais, políticas, econômicas e ambientais, modelos de gestão para o século 21, empreendedorismo social, monitoramento e avaliação, entre outros.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo