Com orientação da CGE, universitários avaliam medida que estimula controle social em escolas

Como parte do desenvolvimento de atividades voltadas para o fortalecimento do controle social, a Controladoria-Geral do Estado promoveu no mês de novembro a atividade de contrapartida para os bolsistas da Organização das Voluntárias de Goiás, denominada Monitoramento nas Escolas. Em Goiás 96 escolas participaram das atividades, sendo 95 em Goiânia. Dessas escolas, 78 foram visitadas pelos bolsistas, o que permitiu aos coordenadores do Projeto Um por Todos, Todos por Um, mapear a efetividade do mesmo, segundo o relato de quem o realiza de fato: alunos, professores e profissionais das escolas envolvidas.

Nesta atividade os bolsistas conheceram as diretrizes do Projeto, promovido pelo Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria Geral da União em parceira com o Instituto Maurício de Souza. Com aplicação dos questionários e com o depoimento dos bolsistas foi possível constatar boas práticas e também oportunidade de melhoria em relação à distribuição do material e a não priorização do programa em algumas escolas, o que permitiu aos coordenadores rever estratégias e corrigir rumos. Desse modo, os universitários que fizeram o curso de Controle Social , também ministrado pela CGE, colocaram em prática parte do que aprenderam na teoria, contribuindo para despertar e estimular a prática  do controle social pela população.

O primeiro curso sobre Controle Social de 2017 será nos dias 7, 8, 9 e 10 de janeiro. As inscrições estão abertas no site da Controladoria Geral do Estado, link Curso Exercício da Cidadania, da Ética e do Controle Social. São oferecidas 50 vagas. Pelo acordo firmado pela Controladoria com a OVG, o conteúdo do curso tem foco no exercício da cidadania e controle social. São tratados assuntos como evolução dos direitos, controle institucional e controle social; instrumentos de controle social com destaque para o Portal da Transparência do Governo de Goiás; formas de acionar os órgãos para solicitar informações e fazer denúncias; instrumentos legais que legitimam a participação popular, dentre eles a Lei de Acesso à Informação.

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo