Clínica Móvel da Mulher já realizou mais de 2,5 mil atendimentos

Em três meses de funcionamento, a Clínica Móvel da Mulher já esteve em 14 municípios goianos, onde realizou mais de 2,5 mil atendimentos, entre consultas, mamografias, ultrassonografias e colpocitologias. O balanço foi feito até a primeira semana de agosto. A primeira cidade a receber a unidade foi Iporá, no oeste do Estado. Em três dias na cidade, mais de 100 mulheres passaram por consultas, que resultaram na realização de 239 exames. De lá, a Clínica seguiu para Firminópolis e depois para Paraúna. A unidade esteve ainda em Jaraguá, Goianésia, Porangatu, São Miguel do Araguaia, Nova Crixás, Aruanã, Cidade de Goiás, Campos Belos, cidade onde houve um recorde no número de atendimentos: 436 consultas e exames realizados, e ainda em Formosa. Na semana passada foi a vez de Niquelândia receber os serviços da Clínica Móvel, que nesta semana está em Minaçu.

A unidade itinerante foi uma iniciativa da política de interiorização do Ipasgo, determinada pelo governador Marconi Perillo e implementada na atual gestão, que prioriza o atendimento nas cidades do interior, deixando-o mais próximo da moradia dos usuários. O presidente do Ipasgo, Francisco Taveira Neto, explica que a ideia é evitar deslocamentos cansativos, desgastantes e caros e possibilitar o tratamento no mesmo município em que o usuário mora ou no mais próximo possível. Além da Clínica, o Ipasgo também tem buscado outras alternativas para melhorar o atendimento no interior, como a instalação de consultórios próprios nos postos do Instituto nos municípios.

O que é

A Clínica Móvel da Mulher é uma unidade itinerante especializada na prevenção dos cânceres mais comuns em mulheres: de mama, útero e ovário. É uma estrutura montada em uma carreta, contendo consultório e salas para mamografia e ultrassonografia. A unidade percorre as cidades do interior, oferecendo às usuárias do Ipasgo, consultas e exames. Além da comodidade de fazer os exames na própria cidade onde mora, os procedimentos feitos na Clínica Móvel não têm cobrança de coparticipação.

Depois dos exames realizados, os casos em que os resultados apresentam alteração são encaminhados imediatamente para acompanhamento. Colaboradoras da Gerência de Ação Preventiva do Ipasgo já fazem a marcação de uma nova consulta com um especialista para investigação mais aprofundada. Depois, duas assistentes sociais também fazem contato por telefone com as usuárias para saber se elas estão fazendo o tratamento e o acompanhamento necessários. A boa notícia é que a saúde das usuárias do Ipasgo parece estar indo bem. Das centenas de mulheres que fizeram seus exames na Clínica Móvel, apenas 11 apresentaram nódulos suspeitos e já foram encaminhadas para tratamento.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo