Cinco órgãos estaduais recebem o prêmio Inovação em Transparência

O Goiás Mais Transparente, criado este ano pelo governo estadual como forma de destacar ações de órgãos e entidades na busca pela excelência no atendimento às normas e padrões de transparência das páginas de acesso à informação, também movimentou os gestores responsáveis pelos sites de transparência na busca de ações inovadoras na área. Durante a Semana de Combate à Corrupção, cinco órgãos receberam da Controladoria-Geral do Estado (CGE) o prêmio Inovação em Transparência. 

Segundo a superintendente de Transparência da CGE, Vania Cristina Gonçalves da Silva, o objetivo do prêmio é possibilitar que a transparência seja um caminho para o controle social e para a melhoria nos serviços prestados pelo Estado à sociedade, e não somente uma obrigação ou norma a ser cumprida. Vania Gonçalves lembra que foram apresentadas desde iniciativas simples até as mais complexas. “O importante é que todos os projetos tinham como objetivo facilitar o acesso do cidadão à informação”, avalia.

Na edição inaugural, receberam troféus do prêmio Inovação em Transparência, entregues pelo governador Ronaldo Caiado, os seguintes órgãos:
• Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater);
• Agência Goiana de Habitação (Agehab);
• Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (AGR);
• Celg Geração e Transmissão (CelgGT);
• Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).

Agro é de todos
A Emater foi premiada pelo projeto Emater em Tempo Real. Por meio do site www.emater.go.gov.br, é possível à sociedade ter acesso aos números de atendimentos realizados nos mais de 200 municípios do Estado onde a Emater presta assessoramento técnico e de extensão rural para pequenos produtores rurais. “Ao disponibilizar, em seu site, todas as informações que envolvem pesquisa, produção, sementes, convênios, dentre outras, a Emater vai muito além do que a Lei determina. A Emater é transparente para o cidadão quanto à aplicação de recursos”, esclarece Vania Gonçalves.

Outro destaque foi a Seapa, que apresentou o projeto “Câmara Temática de Estratégia Competitiva e Políticas Públicas do Agronegócio do Estado de Goiás: “O Agro é de Todos”, uma câmara de natureza consultiva e propositiva, com a finalidade de reunir e recepcionar as demandas de todos os segmentos envolvidos com o agronegócio. O objetivo é que a tomada de decisões seja feita de maneira transparente e as informações sobre todas as ações realizadas pela câmara fiquem disponíveis no site da secretaria.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo