Cidade de Goiás recebe Programa Mais Saúde

A cidade de Goiás recebe hoje (20/10) a quinta edição do Programa Mais Saúde para Goiás. Na antiga capital, participam do programa os 72 municípios que integram a macrorregião de Saúde Sudoeste. O secretário da Saúde, Leonardo Vilela, apresentará os objetivos do programa, que busca reestruturar, até 2018, a Atenção Primária em todas as cidades goianas. O lançamento será às 9 horas, no Espaço Decorart (Avenida Federal, Bairro Jardim Vila Boa).

Também será entregue aos prefeitos e secretários de saúde, uma carta informando os indicadores de saúde da região, sinalizando as áreas em que cada município precisa avançar nos serviços de Atenção Primária. No documento estão dados sobre nove indicadores, como a cobertura do pré-natal, de mortalidade de menores de cinco anos, de partos cesários, da cobertura da Estratégia Saúde da Família, de crianças nascidas vivas com baixo peso, dentre outros. “Com a identificação desses indicadores, podemos cobrar do gestor municipal avanços no que realmente precisa ser melhorado”, argumenta a superintendente de Políticas de Atenção Integral à Saúde, Evanilde Fernandes.

Mais Saúde para Goiás  é para qualificar o processo de trabalho dos profissionais, ampliando a oferta de serviços e melhorando os indicadores de saúde. A partir desse trabalho, a Secretaria da Saúde vai capacitar cerca de 16 mil profissionais que atuam na Atenção Primária, além de oferecer a cada um dos municípios uma estrutura básica, com laboratórios, aparelho de ultrassonografia e raios-X.

Goiás é a quinta e última cidade a receber essa etapa do programa, que é lançada em todas as cinco macrorregiões de Saúde do Estado. A pedra fundamental foi no dia 9 do mês de setembro, em Formosa. Depois foi a vez de Porangatu, Rio Verde e Morrinhos. Até 2018, está prevista a realização de 11 fases do programa e em todas haverá oficinas nas cinco macrorregiões. Entre os temas trabalhados estão a Rede de Atenção à Saúde, Vigilância em Saúde, a Organização do Processo de Trabalho em Saúde, Sistema de Informação e Análise de Situação de Saúde, dentre outros.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo