Cidade de Goiás comemora 15 anos de Patrimônio Mundial

Uma programação especial na cidade de Goiás comemora os 15 anos do reconhecimento do título de Patrimônio Mundial. As atividades, que incluem apresentações musicais, inaugurações de obras e rodas de conversa, começam na quinta-feira (15/12) e vão até domingo, 18. Participam das festividades o ministro da Cultura, Roberto Freire, o governador de Goiás, Marconi Perillo, a secretária de Educação, Cultura e Esporte, Raquel Teixeira, entre outras autoridades.

Para o superintendente de Cultura da Seduce, Nasr Chaul, a data tem um significado expressivo para o povo goiano e, por isso, merece ser celebrada. “Essa comemoração é importante porque Goiás é a única cidade no Estado que tem esse título de nível mundial, que premia a manutenção das tradições, cultura, natureza e arquitetura ao longo dos séculos”, comenta Chaul.

O superintendente também destaca que o Governo de Goiás tem feito um extenso trabalho, por meio de várias secretarias, para a manutenção e valorização da antiga capital do Estado, com obras de saneamento, iluminação e ações culturais. Uma delas é o Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica) que reúne cineastas e ambientalistas do mundo inteiro e este ano chegou a sua 18ª edição.

Programação

Na quinta-feira, 15, a programação começa às 6h30, com a alvorada da Banda de Música do 6° Batalhão de Polícia Militar, na Praça do Coreto, e a tradicional badalada dos sinos das igrejas. Mais tarde, às 18h, a Orquestra Filarmônica de Goiás faz uma apresentação especial na Matriz de Sant’Ana. Às 19h30 ocorre o descerramento da placa Goiás, Patrimônio Mundial na Praça do Coreto. Em seguida, a inauguração da obra de revitalização do Mercado Municipal de Goiás acompanhada da assinatura da ordem de serviço para aquisição do Kit Cultural do Mercado Municipal. Também haverá a assinatura do decreto de criação da Unidade de Conservação Municipal no Largo da Carioca.

A abertura oficial das festividades só ocorre às 21h, com a exposição Dossiê Cidade de Goiás à Unesco. O evento será no Palácio Conde dos Arcos. Todas as ações são promovidas pela Prefeitura Municipal e parceiros, como o Instituto do Patrimônio Histórico de Artístico (Iphan) e o Governo de Goiás, por meio da Seduce.

Na sexta-feira, 16, Nasr Chaul participa da roda de memória Do Dossiê ao Título, com Marco Antônio Galvão, Salma Saddi e Cristina Portugal. Na ocasião, o superintendente de Cultura, que é historiador, conta como foi o processo de reconhecimento do título, da defesa em Paris (França) à entrega do título em Helsinque (Finlândia). Logo depois será lançado o tema do Fica 2017: 15 anos de Patrimônio Mundial, no Palácio Conde dos Arcos. No sábado, às 17h, ocorre o I Festival de Sabores do Mercado Municipal de Goiás com direito a apresentação musical. Toda a programação do aniversário é gratuita e aberta ao público.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo