CGE participa de Reunião Técnica do Conaci no Espírito Santo

O Conselho Nacional de Controle Interno vai realizar nos dias 27 e 28 de junho a 7ª Reunião Técnica a ser realizada em Vitória, no Espírito Santo, com dirigentes e representes de todas as áreas de controle interno dos Estados e algumas capitais brasileiras. A Controladoria Geral do Estado de Goiás marcará presença com participação do superintendente de Controle Interno André da Silva Goes e da superintendente de Prevenção à Corrupção e Informações Estratégicas, Maria D’Abadia de Oliveira Borges Brandão

A programação inclui palestra a ser apresentada pela técnica goiana, que discorrerá sobre o tema Prevenção e Combate à Corrupção. Maria D’Abadia coordena um grupo de trabalho criado pelo Conaci para discutir o tema e formular propostas para serem implementadas por todos os Estados brasileiros. A previsão é que durante os debates na reunião técnica do Conaci em Vitória novas contribuições sejam incorporadas e aprovadas, culminando com a elaboração do plano de ação.

Modernização

Outro tema relevante trata da apresentação a ser feita pelo coordenador do grupo de trabalho sobre Modernização dos Órgãos de Controle Interno, João Alves de Melo, da Controladoria e Ouvidoria Geral do Ceará, do qual faz parte também o secretário-chefe da CGE-Goiás, José Carlos Siqueira. O grupo formulou proposta denominada Rede Brasileira de Controle Interno, que reúne uma série de medidas a serem implementadas no quadriênio 2014-2017 com o objetivo de consolidar e modernizar os setores de controle interno em todos os Estados brasileiros.

Os eixos propostas prevêem o reposicionamento do controle interno na Carta Magna e nas constituições estaduais; nova modelagem para os sistemas de Controle Interno; controle social da gestão pública; estruturação organizacional básica do Controle Interno a partir da PEC 45 em apreciação no Congresso Nacional e fixação de carreiras adequadas às atividades do Sistema de Controle Interno, que incluem além dessa função, as de ouvidoria, corregedoria, transparência, prevenção da corrupção e informações estratégicas. Ainda durante a Reunião Técnica serão debatidos temas de interesse comum dos Estados, dentre eles a definição do programa do 9º Encontro Nacional de Controle Interno, a ser realizado em Belém do Pará no mês de setembro.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo