CGE capacita mais 220 alunos bolsistas da OVG no curso Controle Social até fim do ano

Até o fim deste ano, a Controladoria-Geral do Estado vai capacitar em ações de Controle Social mais 220 estudantes que são beneficiários do Programa Bolsa Universitária da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG). Nos dias 8, 9, 10 e 11 deste mês, das 8 às 12 horas, serão ministradas aulas para uma turma de 100 alunos inscritos. O evento será no auditório da antiga Secretaria de Agricultura e Abastecimento, no Setor Universitário. A vantagem para os alunos é que eles podem utilizar as horas do curso como forma de pagamento da contrapartida que têm que oferecer pela ajuda recebida.

Em dezembro, outras duas turmas, uma com 70 alunos e outra com 50, serão treinadas também no auditório da antiga Seagro. As aulas da primeira turma serão ministradas nos 6, 7, 8 e 9 e, para a segunda, nos dias 13, 14, 15 e 16 de dezembro. A duração do curso é de 16 horas/aula, mas por se tratar de atividade extraclasse, a carga horária dobra, ou seja, os participantes terão direito a 32 horas para pagamento da contrapartida à OVG. Para este ano, as inscrições foram encerradas, mas a CGE vai retomar as atividades em 2017. Até agora, a CGE já capacitou 120 estudantes. Com as novas turmas em andamento e já programadas, o total de treinados em 2016 será de 340 univesitários.

Segunda etapa

A CGE inicia também neste mês de novembro a segunda etapa do curso Controle Social, que é a fase de monitoramento dos alunos já treinados nas escolas escolhidas pelo Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle (antiga Controladoria Geral da União (CGU)) e que receberam o material do Projeto Um por Todos e Todos por Um pela Ética e Cidadania. O objetivo é que os alunos façam visitas à essas escolas para ver se houve utilização adeqjuada do material do repassado pela então CGU.

São três questionários destinados a direção, ao professor e um aluno de uma turma beneficiada. Essa atividade é uma das formas dos alunos colocarem em prática o que aprenderam na teoria. Outros meios para isso são reuniões organizadas com pais de alunos, quando têm oportunidade de repassar informações sobre a importância do acompanhamento e fiscalização, pela sociedade, dos gastos governamentais. Como na etapa anterior, os universitários participantes contabilizam 32 horas, que podem ser usadas como contrapartida das bolsas concedidas pela OVG. Todo o trabalho de direcionamento dos alunos para as escolas e supervisão das ações é coordenado pela Controladoria-Geral do Estado.

(CGE – 3201-5372)

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo