CGE acompanha ações da Semad voltadas à segurança de barragens em Goiás 

A Controladoria-Geral do Estado de Goiás (CGE-GO) realizou, no último dia 18 de junho, mais uma etapa da auditoria de avaliação das competências da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) relacionadas à fiscalização da segurança de barragens no Estado. A atividade integra os trabalhos de acompanhamento da CGE sobre a atuação dos órgãos estaduais em áreas estratégicas para a gestão pública e segurança da população. 

Durante a reunião, técnicos da Semad apresentaram o Sistema Estadual de Informações sobre Segurança de Barragens (Seisb), ferramenta utilizada para o cadastro, monitoramento e gestão das informações relativas às barragens localizadas em Goiás. O sistema reúne dados técnicos dos empreendimentos e subsidia as ações de fiscalização e acompanhamento realizadas pela pasta. 

A CGE foi representada pela auditora-chefe de Desenvolvimento Sustentável, Fernanda Bernardes; pela gerente de Auditoria de Conformidade e Desempenho, Fernanda Mendonça e pela auditora de Finanças e Controle, Bianca Naves. Representando a Semad, participaram o superintendente de Fiscalização e Controle Ambiental, Marcelo Martines; o gerente de Segurança de Barragens, Jonatas Sinande; o analista ambiental, Regis Antônio Caetano Filho, e a coordenadora de Compliance, Maíra Costa Rezende. 

A auditoria conduzida pela CGE busca avaliar aspectos relacionados à gestão dos processos de fiscalização e aos mecanismos adotados pelo Estado para o acompanhamento da segurança das barragens.  

Para saber quais são as barragens cadastradas no Sistema de Informações sobre Recursos Hídricos de Goiás (SirhGO) e informações mais detalhadas sobre o andamento do Plano Anual de Fiscalização (PAF) de barragens, basta acessar o site da Semad. Lá também estão disponíveis materiais educativos sobre a regularização destas estruturas. 

Comunicação Setorial CGE – Governo de Goiás 

Governo na palma da mão