Abertas inscrições para o 4º Seminário Goiano de Ouvidorias

 

Evento, que é gratuito e aberto a toda a população, será realizado de forma virtual, apresentará casos de sucesso e discutirá os principais desafios encontrados pelas ouvidorias neste período de pandemia. Com o coronavírus, o sistema de ouvidorias passou a ser um dos principais canais de comunicação da população com o poder público.

 

O Governo de Goiás, por meio da Rede Goiana de Ouvidorias, realiza dia 15/10, das 9h30 às 11h30, o 4° Seminário Goiano de Ouvidorias, com o tema Ouvidorias no Contexto da Pandemia: Experiências e Desafios. Este ano o evento será virtual, transmitido pelo YouTube, no endereço https://youtu.be/Ks_OsBmsLnw. O objetivo é compartilhar experiências de sucesso das ouvidorias públicas e mostrar os desafios originados a partir da crise sanitária do coronavírus.

Além dos servidores que integram o sistema de ouvidorias em Goiás, qualquer cidadão interessado em conhecer mais sobre a área pode participar, e as inscrições, gratuitas, seguem abertas até 14/10, às 18h, no site da Controladoria-Geral do Estado (http://www.controladoria.go.gov.br/seminarioouvidoria4/ ). O controlador-geral de Goiás, Henrique Ziller, será um dos interlocutores e comporá a mesa de debates.

Nesse momento de pandemia, em que muitos servidores atuam em teletrabalho, as ouvidorias públicas assumiram protagonismo por serem um dos principais canais de comunicação direta entre a população e a administração pública, daí o investimento do governo de Goiás nessa área.

Nas ouvidorias dos órgãos estaduais, os procedimentos foram alterados, as estruturas físicas e de pessoal, reforçadas, os prazos para resposta ao cidadão tiveram de ser reduzidos e a qualidade e resolutividade das respostas foram melhoradas. Com isso, o prazo médio para responder as manifestações dos usuários em Goiás foi reduzido de mais de 14 dias, em 2018, para seis dias em 2020, um dos melhores índices das ouvidorias públicas do País.

Estão confirmados como palestrantes do seminário: a procuradora de Justiça e ouvidora-geral do Ministério Público de Goiás (MP-GO), Orlandina Brito Pereira; o auditor federal de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União (CGU), Sérgio Akutagawa; o promotor de Justiça e ouvidor do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte, Erickson Barros dos Santos; e o procurador de Justiça do Ministério Público do Acre, Oswaldo D’Albuquerque.

Integram a Rede Goiana de Ouvidorias, entre outros, o Poder Executivo Estadual, o Tribunal de Justiça do Estado, a Ouvidoria do SUS/SES-GO, o Ministério Público Estadual, a Assembleia Legislativa, o Tribunal Regional Eleitoral de Goiás, o Tribunal Regional do Trabalho, o Tribunal de Contas do Estado, o Tribunal de Contas dos Municípios e a Controladoria-Geral da União Regional-GO.

Controladoria-Geral do Estado (CGE) – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo