Centro de Excelência vai fomentar formação de atletas olímpicos”, afirma Raquel Teixeira

A secretária de Educação, Cultura e Esporte de Goiás, Raquel Teixeira, afirma que o Centro de Excelência do Esporte, que teve o Estádio Olímpico e o Laboratório de Capacitação inauguradas esta semana, vai formar atletas olímpicos, para atuação em competições futuras dessa modalidade. Segundo ela, além de fomentar uma geração de atletas olímpicos, o espaço incentiva a prática de esportes e contribui para a educação.

“Cada vez mais o mundo se dá conta de que a atividade física é uma ferramenta importantíssima para várias áreas, entre elas a educação. O esporte auxilia na cognição do estudante porque a oxigenação faz com que o cérebro funcione melhor. Bem de saúde, o aluno falta menos a escola e aprende mais. Há a relação direta e positiva entre a prática de esporte e o desenvolvimento da aprendizagem”, ressaltou Raquel Teixeira. A secretária acredita que diversas modalidades esportivas serão valorizadas no complexo, com oportunidade de identificar e potencializar novos talentos.

Estádio Olímpico

Construído com toda a estrutura para a realização de jogos de futebol e competições de atletismo, o novo estádio resgata uma praça esportiva histórica em Goiânia. Com o investimento de R$ 150 milhões, o estádio acomoda 13.400 pessoas sentadas nas arquibancadas, que é parcialmente coberta. O gramado é padronizado pela Fifa e conta com 400 metros de pista de atletismo de 8 raias, enfermaria, vestuários, cabines de transmissão para a imprensa, além de salas de exames.
Já o Laboratório de Capacitação e Pesquisa, destinado a preparação de atletas olímpicos, vem aperfeiçoar técnicas esportivas e oferecer condições de superação de limites. O espaço é dividido em quatro pavimentos, com alojamentos, refeitório, auditório para 200 pessoas, 14 salas de aula, academia, quadras de treinamento e sete laboratórios com especialidades no esporte.

Centro de Excelência

O Estádio Olímpico e o Laboratório de Capacitação e Pesquisa fazem parte do Centro de Excelência do Esporte, que também abriga o Ginásio Rio Vermelho – que será reformado e transformado em um bloco de artes marciais e ginástica artística – e, futuramente, vai contar com um Parque Aquático. A previsão é de que a estrutura completa seja entregue à população até o final de 2017.

De acordo com Jayme Ricón, em até 60 dias o laboratório estará em pleno funcionamento. “Estamos finalizando o processo de seleção da Organização Social (OS) que vai administrar o complexo. É ela que vai equipar o laboratório com aparelhos de ponta. Esperamos ainda este ano sediar jogos do Campeonato Brasileiro com toda a estrutura adequada para os atletas”, informou. Para o Parque Aquático, a previsão é de que a licitação para o início das obras seja concluída neste segundo semestre de 2016. “O Centro de Excelência terá o importante papel de reinserir o Estado no cenário esportivo ao receber atletas nacionais e internacionais de várias modalidades”, reforçou.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo