Campanha no Ipasgo vai reforçar os estoques do Hemocentro para as férias

Na quinta-feira (17/12), o Ipasgo fará mais uma campanha de doação de sangue para o Hemocentro de Goiás. Durante todo o dia a unidade móvel de coleta do Hemogo estará no pátio do Instituto recebendo doações de colaboradores, usuários e de quem mais se interessar. Está é a 4ª campanha de doação de sangue desenvolvida pelo Instituto em parceria com o banco de sangue público, responsável pelo fornecimento de hemoderivados a todos os hospitais públicos do Estado de Goiás, que somam cerca de 90 unidades.

O ideal seria que o Hemocentro tivesse 200 candidatos a doador por dia, mas apenas cerca de 70 pessoas, em média, procuram o Hemocentro diariamente. Além de contribuir com a demanda imediata, a ideia é conscientizar principalmente os colaboradores, sobre a importância de se tornarem doadores contumazes. Os interessados em doar sangue devem levar um documento oficial com foto, ter entre 16 e 69 anos, pesar acima de 50 kg, não devem estar em jejum, evitar consumo de alimentos gordurosos, não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes da doação, não fumar 2 horas antes e ter dormido pelo menos 6 horas na noite anterior.

As pessoas que fizeram endoscopia ou colonoscopia nos últimos seis meses e/ou cirurgia há menos de um ano também não podem doar. As equipes do Hemocentro fazem a triagem, verificação de pressão arterial, temperatura, pulso, peso, dosagem de hematócrito (teste de anemia) e uma entrevista com o candidato para saber se ele está apto a doar.

Esta é mais uma ação de responsabilidade social do Ipasgo. Esta é 3ª campanha realizada só em 2015. Nas edições anteriores, foram coletadas 75 bolsas na primeira e outras 82, na segunda, promovida no mês de julho. A intenção agora é superar as doações da última campanha. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3238.2447.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo