Campanha de coleta de sangue começa dia 23

O Sindicato do Comércio Atacadista no Estado de Goiás (Sinat-Go) realiza na próxima semana a 12ª edição da Campanha Atacado Solidário – Doe Sangue, Doe Vida. Além da coleta de sangue, pelo Instituto de Hemoterapia de Goiânia (IHG), a ação terá serviços gratuitos para a população, como exames de glicemia e colesterol, tipagem sanguínea e aferição de pressão, entre outros. Os serviços serão prestados em conjunto pelo Sesc e o Senac. A campanha conta com a parceria do Governo de Goiás.

A coleta de sangue e as ações voltadas para a saúde serão no dia 23, na Rua José Hermano, no Setor Campinas, em Goiânia, e no dia 25 na Ceasa, na Rodovia BR-153, km 5,5, no Jardim Guanabara, também em Goiânia, na saída para Anápolis. Nas duas datas, o horário da coleta de sangue será das 8 às 13 horas. Já os serviços começarão a ser prestados às 8 horas, sendo estendidos até as 17 horas. Além de contribuir para o aumento dos estoques de bolsas de sangue e utilizar os serviços de saúde, os participantes poderão concorrer a duas TVs, sendo sorteadas uma em cada local.

Lançamento

A 12ª Campanha Atacado Solidário – Doe Sangue, Doe Vida foi lançada oficialmente no dia 15, na sede do Sinat-GO. O presidente da entidade, Paulo Diniz, relatou que a ação teve início a partir de um processo de conscientização dentro do sindicato e de um pedido do Hemocentro, que expôs a necessidade maior de bolsas de sangue no período que sucede as férias de julho, quando há maior ocorrência de acidentes.

Por conta dessa demanda, a iniciativa é realizada no mês de agosto. Quanto à escolha dos locais, ele explicou que a Rua José Hermano concentra muitas empresas de atacado e “atacarejo” (empresas que comercializam tanto no atacado como no varejo) e que os dois pontos de coleta têm grande fluxo de pessoas. Para doar sangue nos dias da campanha é preciso levar documento oficial de identificação e, para menores de 18 anos, também é necessária a autorização formal dos pais ou responsáveis.

Podem doar sangue pessoas de 16 a 69 anos de idade que estejam com boa saúde, pesem mais de 50 quilos e não estejam em jejum. Os doadores também não devem tomar bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas nem fumar por duas horas antes da doação. É recomendável ainda que seja feito um repouso de, pelo menos, seis horas na noite anterior e que se evitem alimentos gordurosos nas últimas três horas.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo