Boas práticas das ouvidorias goianas são destaque no 1ºEncontro Nacional dos Ouvidores de Saneamento

A Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe) e a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) realizaram o 1º Encontro Nacional dos Ouvidores de Saneamento – Ouvidorias e Parcerias Estratégicas, dias 13 e 14 deste mês, no teatro da Caesb, em Brasília (DF). O evento contou com uma palestra do ouvidor-geral de Goiás, Danilo Carvalho, que participou da mesa redonda “Boas práticas de Ouvidoria: experiências de sucesso pelo Brasil”. 

Danilo Carvalho, que é também superintendente de Participação Cidadã da Controladoria-Geral do Estado (CGE), em sua exposição apresentou o case de sucesso da ouvidoria goiana em relação ao uso da inteligência artificial no cadastro de manifestações dos usuários por meio do portal de serviços Expresso. Apresentou também a implantação e os resultados do programa de Maturidade das Ouvidorias de Goiás. 

Para Danilo Borges, é muito importante que as ouvidorias estejam dispostas a participar de programas de maturidade. “Já existem algumas opções desses programas para as ouvidorias públicas, o importante é participar. Eles podem servir como diagnóstico e roteiro de melhoria, bem como na busca e alcance de excelência com a institucionalização de boas práticas”, afirmou.

O evento em Brasília teve como objetivo reunir especialistas em ouvidoria, gestores de call center e encarregados setoriais de dados do setor de saneamento, para o compartilhamento das melhores práticas empregadas atualmente, bem como estimular o debate quanto à importância de uma ouvidoria forte para as instituições públicas. 

O Encontro de Ouvidores foi organizado pela Câmara Técnica de Ouvidoria (CTO) da Aesbe, com o apoio da Ouvidoria-Geral da União, da Ouvidoria-Geral do DF e da Controladoria-Geral do Estado de Goiás.

Entre os debates, temas como a importância do desenvolvimento das práticas de Environmental, Social and Governance (ESG), no âmbito das ouvidorias, além da análise das práticas de sustentabilidade empresarial nos processos de gestão, o impacto dessas metodologias dentro das companhias e a tendência do setor em optar por investimentos e métodos baseados em estratégias sustentáveis, que consideram questões ambientais, sociais e de governança.

Controladoria-Geral do Estado (CGE) – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo