Bela Vista de Goiás é destaque em oficina da Região Metropolitana de Goiânia

Desenvolvimento Socioeconômico e Recursos Ambientais, principais questões que fazem parte do Plano de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Goiânia- PDIRMG, serão debatidos hoje (2/5) na Câmara Municipal de Bela Vista de Goiás, na 6ª Oficina Temática que a Secretaria do Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos – Secima vem promovendo nos 20 municípios que compõem a Região Metropolitana de Goiânia-RMG.

A rodada de discussões conta com a participação de representantes das demais prefeituras, Codese, Crea, RMTC, Associações de Bairros, Sindicatos diversos, representantes de instituições públicas e privadas e a sociedade civil. O objetivo é discutir e consolidar a convergência entre os municípios envolvidos no processo para a aplicação das diretrizes na rede de transporte coletivo, mobilidade, abastecimento de água, conforto ambiental e técnico, além da otimização de serviços sociais gerando uma melhoria na qualidade de vida do cidadão da RMG.

O secretário da Secima, Vilmar Rocha, destacou, a importância do trabalho do governo e dos prefeitos, pois estão revitalizando a RMG. “Em outros estados, pouco se fala de RMG, aqui em Goiás estamos comprometidos e desenvolvendo um trabalho sério”, disse Rocha. Ele explicou que a primeira frente do PDIRMG é melhorar a qualidade dos serviços públicos da RMG, que engloba o transporte público, saneamento, resíduos sólidos, drenagem, uso do solo, loteamentos, entre outros. A gestão é compartilhada, o Estado não está invadindo os municípios, retirando sua autonomia, até porque é inconstitucional”, enfatizou o secretário.

Prognóstico

Ao término das oficinas em todos os municípios da RMG, inicia-se a fase do prognóstico, e em seguida a fase final de elaboração do Plano, que dará origem a um documento a ser analisado, avaliado e deliberado pelo Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Goiânia- Codemetro, que ao final encaminhará a Minuta de Lei para aprovação na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás para as devidas tramitações com votação e publicação da lei.

A Região Metropolitana de Goiânia foi criada pela Lei Complementar nº 27 de 30/12/1999, e é composta por 20 municípios: Abadia de Goiás, Aparecida de Goiânia, Aragoiânia, Bela vista de Goiânia, Bonfinópolis, Brazabrantes, Caldazinha, Catruaí, Goianápolis, Goiânia, Goianira, Guapó, Hidrolândia, Inhumas, Nerópolis, Nova Veneza, Santo Antônio de Goiás, Senador Canedo, Terezópolis de Goiás, Trindade.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo