Base Nacional Comum é tema de novo encontro em Goiás


 

Em mais uma etapa de discussão regional da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Goiás (Seduce) reuniu hoje (27/10) no auditório da PUC/Goiás diversos agentes educacionais. Entre eles estavam os integrantes do Comitê Estadual e dos Grupos de Trabalho, técnicos pedagógicos, subsecretários e secretários municipais de educação, Conselho Estadual de Educação, Undime, SBPC-GO, além dos superintendentes de Ensino Fundamental, Márcia Antunes, e de Desporto Educacional, Maurício Roriz.

Em vídeo exibido na abertura da 1ª Formação das Comissões Regionais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a secretária Raquel Teixeira justificou sua ausência por estar em  missão oficial ao exterior como integrante da comitiva do governador Marconi Perillo. A secretária fez questão de destacar a importância da construção de uma base curricular única. “Isso representa o esforço e o desejo de atingirmos a meta de uma escola onde os alunos aprendam o que deve ser aprendido na idade certa e onde o professor esteja com uma boa formação em sala de aula”.

O superintendente de Ensino Médio da Seduce e coordenador estadual da BNCC pelo Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Educação (Consed), Wisley Pereira, explicou que a proposta do encontro é dar sustentabilidade ao trabalho das Comissões Regionais na discussão do currículo unificado. Comentou também ser extremamente importante o envolvimento de todos os setores da sociedade para a elaboração do documento que será encaminhado por Goiás ao MEC.

O Diretor de Currículos e Educação Integral da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), Italo Modesto Dutra afirmou que a discussão sobre a unificação do currículo não é nova e já vem de debates anteriores, a partir da Constituição de 1988. Segundo ele, a participação dos gestores educacionais e dos professores, “atores que conhecem a fundo a prática pedagógica dentro das escolas” é fundamental  para que o debate seja qualificado. Ele também  explicou  aos presentes sobre o funcionamento do sistema de contribuições para a BNCC. “Esperamos que dessa rede de discussões surja uma análise consistente e de caráter coletivo que nos ajude a avançar na qualidade do ensino público do país”.

A Coordenadora de Programas Educacionais da Undime, Luciana Carniello apresentou o portal da BNCC (http://basenacionalcomum.mec.gov.br/documento) e detalhou o seu funcionamento. Destacou ainda que o conteúdo do site éleitura obrigatória para todo aquele que quiser contribuir com o currículo nacional unificado. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um conjunto de diretrizes que tem o objetivo de estabelecer os conteúdos curriculares a serem adotados em todas as escolas de Educação Básica brasileiras. Neste momento, a BNCC está em fase de consulta pública em todo o país.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo