Automação do Diário Oficial já está em andamento

O processo de automação do Diário Oficial do Estado de Goiás já está em andamento. A empresa Autopage Informática, que tem sede no Mato Grosso do Sul, ganhou a licitação e começou a realizar o serviço. A vencedora tem têm prazo de 50 dias, contados a partir de 21 de novembro passado, para concluir o trabalho. De acordo com Értile Rodrigues, um dos representantes da Autopage, a empresa utiliza o software Ionews, já consolidado no mercado há 14 anos e presente atualmente em sete Estados brasileiros (Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia, Pará, Sergipe e Rio de Janeiro).

“O sistema atende aos processos de envio de matérias para publicação, gestão, diagramação, geração e edição eletrônica do Diário Oficial”, detalha. “Com a ferramenta, cada secretaria estadual terá o login e senha para encaminhar seu material por meio da internet e o próprio sistema vai formatar a matéria e fazer o cálculo do valor da publicação. O diagramador ficará responsável apenas pelos ajustes”, completa Rodrigues, lembrando ainda que o DO eletrônico tem assinatura digital das autoridades e, portanto, validade jurídica.

Celeridade

Para o presidente da Agência Brasil Central (ABC), Humberto Tannús Júnior, a automação do Diário Oficial representa, além de modernidade na gestão, transparência, economia, celeridade e compromisso com a divulgação dos atos públicos. “Damos mais um passo para atender aos preceitos da Lei de Acesso à Informação (LAI), com o intuito de facilitar ainda mais, e de forma mais rápida, o acesso da população ao conteúdo da Imprensa Oficial”, frisa. “Nosso delay atualmente é de dois dias, mas com o novo sistema, à meia-noite já estará disponível a publicação do dia anterior”, informa Tannús.

A automação do Diário Oficial é uma das medidas implantadas pela diretoria da ABC com o intuito de revitalizar os veículos da agência e torná-los lucrativos em médio prazo. Outras iniciativas também estão em andamento como a criação de um departamento comercial forte na TBC e no Sistema Brasil Central de Rádio; a normatização da venda de espaço para terceirizados nas emissoras; a conclusão da digitalização da TV e ainda a formatação de uma nova grade de programação na TBC, na Rádio Brasil Central e na RBC FM.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo