Audiência Pública discute futuro da Região Metrpolitana de Goiânia na Assembleia Legislativa

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos (Secima), em parceria com a Universidade Federal de Goiás apresenta hoje (18/10), o diagnóstico do Plano de Desenvolvimento Integrado da Região Metropolitana de Goiânia (PDI-RMG). A abertura contará com as presenças do secretário Vilmar Rocha, do prefeito de Goiânia Iris Rezende e do deputado estadual José Vitti, presidente da Assembleia Legislativa.

O principal objetivo do PDI-RMG é a implantação de um novo modelo de governança para a Região Metropolitana, adaptando a legislação estadual ao novo Estatuto da Metrópole, Lei 13.089, de 12 de janeiro de 2015, que busca solucionar os gargalos hoje existentes, além de proporcionar maior autonomia na implementação das funções públicas de interesse comum aos municípios que compõem a RMG. O Plano tem por meta melhorar a qualidade dos serviços públicos da RMG basicamente em quatro pontos: mobilidade urbana, uso do solo, resíduos sólidos e água, saneamento e drenagem urbana.

Diagnóstico

Na audiência, técnicos da Secima e da UFG apresentarão as primeiras conclusões do PDI alcançadas a partir das oficinas realizadas em cada um dos 20 municípios que compõem a Região Metropolitana de Goiânia e que contaram com a participação dos prefeitos, vereadores e representantes da sociedade civil. A RMG foi criada pela Lei Complementar 27/99 e é composta por Abadia de Goiás, Aparecida de Goiânia, Aragoiânia, Bela Vista de Goiás, Bonfinópolis, Brazabrantes, Caldazinha, Caturaí, Goianápolis, Goiânia, Goianira, Guapó, Hidrolândia, Inhumas, Nerópolis, Nova Veneza, Santo Antônio de Goiás, Senador Canedo, Terezópolis de Goiás e Trindade.

Na parte da manhã, a audiência pública contará com uma palestra do ex-prefeito de Curitiba, Cássio Taniguchi, atual superintendente da Região Metropolitana de Florianópolis. Ele abordará “As Vantagens e Desvantagens da Região Metropolitana”. O prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha, e o presidente da Câmara de Goiânia, Andrey Azeredo, também participarão deste debate ao lado do deputado estadual Francisco Júnior e do professor Pedro Célio. À tarde serão apresentados quatro painéis que abordarão: Condições Ambientais, Desenvolvimento Socioeconômico, Desenvolvimento Urbano e Mobilidade e Transporte Público.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo