Artesãos goianos batem recorde de vendas em feira internacional

Pelo segundo ano consecutivo, os artesãos goianos quebraram o recorde de vendas e encomendas na Fenearte, a maior feira de artesanato da América Latina. No estande de 36 metros quadrados destinado ao Estado de Goiás, coordenado pela equipe do Programa do Artesanato Goiano da Secretaria de Desenvolvimento (SED), foram comercializados R$ 137.306,00 e encomendadas mais 415 peças no valor total de R$ 35.500,00.

Os destaques de venda foram as pedras e cristais de Cristalina; as joias em prata de Pirenópolis; as flores do Cerrado e as imagens em fibras vegetais das artesãs Ivanilde dos Reis e Fatinha de Olhos D´Água, ambas do distrito de Alexânia. Também foram destaques de venda as panelas de barro das artesãs Dona Alice e Rosângela, da cidade de Goiás; as casas sertanejas do artesão Ernesto Antônio de Goiânia; as peças em cerâmica do artesão Carlos Antônio de Aparecida de Goiânia e as cestarias da AZEM de Serranópolis.

Segundo o gerente de artesanato da SED, André Franco, “além de termos obtido um excelente resultado em termos de venda, foi possível observar também que o público da feira se apaixonou pelas obras em cerâmica do Mestre Carlos Antônio e pelas imagens em fibra vegetal da Fatinha. Foram inúmeros os comentários que ressaltavam a criatividade destes ícones do artesanato goiano”. 

Investimentos

O secretário de Desenvolvimento Francisco Gonzaga Pontes lembrou que o Governo de Goiás tem investido muito no setor do artesanato nos últimos anos e que por isso tem colhido resultados expressivos: “Recentemente o Governador Marconi Perillo inaugurou no Palácio Pedro Ludovico Teixeira (PPLT) o Centro de Referência e Excelência do Artesanato Goiano e graças aos recursos destinados ao cadastramento dos artesãos do interior, Goiás lidera o ranking nacional no cadastramento de novos artesãos este desde 2016 e é um dos poucos estados que participaram de todas as feiras nacionais promovidas pelo Programa do Artesanato Brasileiro nos últimos cinco anos”.

Para o próximo ano, há a previsão de que além do estande da PAB/GO na Fenearte, a SED participará do evento com um estande de bebidas e alimentos, o “Armazém Goiás”, onde serão comercializados vários produtos típicos do nosso estado, tais como: cachaças, licores, pimentas, mel, açafrão, alfenins e doces de leite. Há expectativa também de que as Prefeituras de Alexânia e Cristalina também participem da Fenearte 2018 com estandes próprios.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo