Anápolis já conta com unidade da Patrulha Maria da Penha

O município de Anápolis já conta com unidade da Patrulha Maria da Penha. O lançamento foi realizado na terça-feira (2/2) no 4º BPM e contou com a presença da Secretária Cidadã, Lêda Borges, do comandante do 3º CRPM de Anápolis, coronel José Antônio de Lemos, outros comandantes da corporação e demais autoridades da cidade que prestigiaram o evento.

Durante a solenidade, houve a entrega simbólica das chaves das novas viaturas que trabalharão exclusivamente para a patrulha. A equipe é composta por uma policial comandante, duas cabos e dois soldados motoristas das viaturas. Anápolis é a primeira cidade fora da Grande Goiânia a receber o serviço. A patrulha em Anápolis será comanda pela 2ª tenente Daiene Holanda Ferreira.

Em seu discurso a secretária Lêda Borges destacou os frutos que Goiânia já tem colhido após a implementação da Patrulha. “Houve uma redução de mais de 40% de registros de violência contra mulher após a implantação do projeto piloto na capital. Essa patrulha é um desdobramento não só de políticas públicas consistentes contra esse mal, mas é também o resultado do amadurecimento da cidadania e de homens e mulheres que trabalham contra toda forma de violência, em especial contra nós mulheres”, disse.

O coronel José Antônio Lemos destacou o trabalho de apoio da PM às vítimas de violência. “A Patrulha Maria da Penha vem para atender em especial às mulheres que têm sido vítimas de violência. É um trabalho que deu certo na capital e agora vem para o nosso município. A Polícia Militar continuará atendendo às demandas, mas a Maria da Penha ofecerá um suporte e apoio maior a esse tipo de vítima”, disse o comandante.

A Patrulha

Criada em 2015, a patrulha é composta por equipes de policiais militares femininas que, além das ações preventivas, promovem o atendimento qualificado às ocorrências de violência doméstica e familiar contra a mulher, apoiando o cumprimento das medidas protetivas de urgência previstas na Lei 11.340/2006 (Lei Maria da Penha).

O projeto da Patrulha Maria da Penha começou em março do ano passado na região Noroeste de Goiânia, que compreende cerca de 80 bairros. Atualmente possui uma unidade operacional com sede na Base Administrativa da PM, no Setor Marista. A equipe é comandada pela tenente-coronel Silvana Rosa e conta com 17 policiais militares, sendo 10 policiais femininas.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo