Ambulatório do Ipasgo chega a 7 mil consultas realizadas

A Unidade de Atendimento Médico Ambulatorial fechou o quarto mês de funcionamento com mais de 7 mil consultas realizadas. Inaugurado em junho pelo governador Marconi Perillo, o serviço foi criado para oferecer atendimento onde há déficit de especialistas na rede credenciada. Foram escolhidas 13 especialidades, entre elas, 6 pediátricas, com grande procura, em que os usuários tinham que esperar até 6 meses por uma consulta.

Os números de atendimentos registrados na Unidade mostram que havia mesmo uma grande demanda reprimida nessas especialidades, que o serviço já conseguiu atender. Em média, mais de 1500 usuários fazem consultas na unidade todos os meses e este número poderia ser maior, não fossem as ausências dos pacientes. Cerca de 25% das pessoas que marcam consultas, não comparecem e nem desmarcam o agendamento, o que compromete, em parte, o fluxo da unidade. “Se as pessoas desmarcassem a consulta, poderíamos encurtar o tempo de espera para outros usuários que estão agendando com mais de 30 dias, em algumas especialidades, principalmente aquelas com maior procura, como a endocrinopediatria”, esclarece a supervisora da Unidade, Tânia Stein. Tanto o agendamento, como a desmarcação ou adiamento devem ser feitos pelo 0800.621919 (opção 1).

A Unidade de Atendimento Médico Ambulatorial funciona de segunda a sexta-feira, das 7h da manhã às 7h da noite. 38 médicos integram o quadro clínico, trabalhando em plantões de 6 horas. As especialidades atendidas no novo serviço são neurologia, reumatologia, endocrinologia, mastologia, obstetrícia, alergia, geriatria, cardiopediatria, endocrinopediatria, neuropediatria, gastropediatria, pneumopediatria e nefropediatria.

O atendimento de pré-natal, o último a entrar em funcionamento na Unidade, é feito num novo modelo de obstetrícia, no qual, a gestante é paciente da equipe de médicos. Na unidade as grávidas fazem as consultas e o exame clínico. Exames complementares são feitos em clínicas e hospitais da rede credenciada. Assim como quando há necessidade de encaminhamento para outros profissionais e/ou terapias. Intercorrências durante a gravidez e o parto são realizados em maternidades de referências credenciadas ao Ipasgo, que estão à disposição das gestantes.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo