Agrodefesa assina termo de cooperação técnica com o Lanagro

A Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), representado pelo Laboratório Nacional Agropecuário (Lanagro) de Goiás assinaram, na quarta-feira (11/5), acordo de cooperação técnica com o objetivo de incrementar ações de defesa agropecuária, com apoio mútuo do Lanagro e Agrodefesa, na realização de análises laboratoriais oficiais, visando a legitimação das ações fiscais de inspeção e fiscalização de defesa agropecuária.

Segundo o presidente da Agrodefesa, Arthur Toledo, as análises laboratoriais objetivarão a identificação e quantificação de princípios ativos de resíduos agrotóxicos, drogas veterinárias e contaminantes orgânicos. “Será feito também a identificação morfológica e molecular das pragas, a qualidade das sementes e a identificação e quantificação de eventos de organismos geneticamente modificados”, destaca Arthur.

Outras ações

O presidente acrescenta que com o acordo também serão realizadas análises físico-químicas de bebidas e vinagres, produtos de origem vegetal e animal, fertilizantes, corretivos e afins. “Outro item importante, serão as análises microbiológicas em produtos de origem vegetal e alimentos para animais, além da microscopia em alimentos e insumos”, finaliza ele.

Para o presidente a assinatura desse acordo é de extrema importância para a Agrodefesa. “Para nós é uma grande conquista, pois agora teremos o apoio laboratorial em caráter oficial para a legitimação das ações fiscais de inspeção e fiscalização de defesa agropecuária em Goiás”, comemora ele.

Representando o Lanagro, participaram do encontro a coordenadora do laboratório, Adriane Cruvinel e a chefe de divisão técnica, Roseli Fenille. Pela Agrodefesa, estiveram presentes o diretor Técnico e de Inspeção, Auro Jayme; a assessora técnica, Elíria Teixeira; o gerente de Sanidade Vegetal, Mário Sérgio de Oliveira e a fiscal Fernanda Faganello.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo