Agenda Goiás encerra fóruns na Região Metropolitana de Goiânia nesta quarta

O décimo e último fórum do projeto Agenda Goiás – Participação e Competitividade, edição de 2015, acontecerá em Goiânia nesta quarta-feira (2/12) para discutir o tema Desenvolvimento Urbano, contemplando toda a Região Metropolitana, que engloba 20 municípios, tendo a capital como sede regional. Estarão presentes o governador Marconi Perillo e o secretário de Gestão e Planejamento, Thiago Peixoto, entre outras autoridades e o público em geral.

A cerimônia de abertura do fórum será às 9 horas, no salão de eventos do Mercure Goiânia Hotel, localizado na Avenida República do Líbano, nº 1613, no Setor Oeste. Em seguida, serão proferidas palestras sobre o tema do encontro pelo economista Cláudio Frischtake e a arquiteta e urbanista Erika Cristine Kneib. Cláudio Frischtake é presidente da Inter.B Consultoria Internacional de Negócios, sediada no Rio de Janeiro. Ele é autor e coautor de mais de 100 publicações, dentre as quais se destacam os livros “Gargalos e Soluções na Infraestrutura de Transportes” (coorganizado com Armando C. Pinheiro ) e “Mobilidade Urbana – Desafios e Perspectivas para as Cidades Brasileiras”.

Erika Cristine Kneib, além de arquiteta e urbanista, tem mestrado e doutorado em transportes e pós-doutorado em mobilidade urbana. É professora e pesquisadora da Universidade Federal de Goiás (UFG). Atuou como técnica e prestou consultorias para a Prefeitura Municipal, Secretaria de Transporte do Distrito Federal e Ministério das Cidades. Participou de projetos na Universidade de Brasília (UnB) e Agência Nacional de Transportes Terrestres.

Na parte da tarde, das 14 às 17 horas, Grupos de Trabalho do encontro discutirão propostas pertinentes à implementação de políticas públicas para a Região Metropolitana, que ocupa uma área de 7.397,203 quilômetros quadrados e supera dois milhões de habitantes, cerca de 35% da população do Estado. Além de Goiânia, a região engloba os municípios de Abadia de Goiás, Aparecida de Goiânia, Aragoiânia, Bela Vista de Goiás, Bonfinópolis, Brazabrantes, Caldazinha, Caturaí, Goianápolis, Goianira, Guapó, Hidrolândia, Inhumas, Nerópolis, Nova Veneza, Santo Antônio de Goiás, Senador Canedo, Terezópolis de Goiás e Trindade.

Foco e objetivo

Realização do jornal O Popular, com apoio do Governo de Goiás, da Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento (Segplan) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-GO), o projeto Agenda Goiás é focado em três eixos principais: qualidade de vida, competitividade e gestão de resultados. O objetivo é buscar junto aos agentes públicos e à sociedade civil sugestões de políticas públicas para elaborar uma agenda estratégica a ser implementada na próxima década em Goiás.

As outras nove cidades-polo regionais que já receberam o Agenda Goiás foram: Rio Verde (com o tema Desenvolvimento Econômico), Formosa (Proteção Social), Itumbiara (Gestão Pública), Catalão (Educação), São Luís de Montes Belos (Segurança Pública), Aruanã (Meio Ambiente), Porangatu (Saúde), Luziânia (Parcerias Público-Privadas) e Anápolis (Infraestrutura e Logística).

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo