Ações pela paz motivam Seduce a lançar programa nas escolas


 

A secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce) implementará, por meio do Programa RePacificar, ações de promoção da cultura da paz em todo o estado a partir das escolas da rede pública estadual de ensino. No lançamento do programa, a secretária de Educação, Cultura e Esporte, Raquel Teixeira, foi representada pelo procurador chefe da Advocacia Setorial da Seduce, Anderson Máximo, que disse que a secretária e o governador de Goiás, Marconi Perillo, acreditam na importância e alcance do programa.

Dentro do Programa RePacificar, duas ações se destacam. Uma é a participação de professores e técnico administrativos da rede estadual em Congresso Internacional para pacificação social a ser realizado, em Goiânia, no mês de novembro. O objetivo é a formação de multiplicadores utilizando como base para a capacitação as experiências de especialistas em prevenção e resolução de conflitos que virão para o evento.

Outra ação, a Sala Verde, é um projeto desenvolvido após resultados de um piloto feito, em 2014, no Colégio Estadual Jardim das Aroeiras, no Centro de Educação Comunitária para Meninas e Meninos, ambos em Goiânia e na Secretaria Municipal de Educação de São Luís de Montes Belos. É um espaço que será implantado, gradativamente, nas escolas, com profissionais como psicólogos e assistentes sociais treinados em mediação para promoverem reconciliações.

O programa tem como princípios a mediação, a ressignificação de conflitos e a reconciliação como parâmetros para a promoção da paz e será desenvolvido na rede estadual de ensino em parceria entre a Seduce e o Instituto Brasileiro para Pacificação Social (Pacificare). O diretor presidente do Pacificare, Akira Ninomiya Júnior explicou o programa durante a solenidade de lançamento.​

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo