Ações combatem violência contra o idoso

A Secretaria Cidadã realiza hoje (15/6) uma série de ações alusivas ao Dia de Enfrentamento e Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. O evento, que contempla atrações culturais como canto coral e apresentação de catira, se realiza na Praça do Bandeirante, em Goiânia. Também haverá distribuição de material informativo e aferição da pressão arterial. A programação segue até o meio-dia.

Para a secretária Lêda Borges, a sociedade precisa se informar melhor sobre a luta travada pelo fim da violência contra o idoso. “Assim como na violência praticada contra a mulher, a violência contra o idoso tem um componente emocional relevante, já que a maioria dos casos e agressões acontece dentro do ambiente familiar”, relata Lêda. A Delegacia do Idoso de Goiânia também marcará presença, com a participação da delegada Ana Lívia Batista.

Dados do idoso

Estudos da ONU apontam que o Brasil será, até 2025, um dos líderes mundiais em população idosa no mundo. O País será um dos primeiros da América Latina e o sexto do mundo em número de pessoas com mais de 60 anos. Em Goiás, conforme censo do IBGE, existem atualmente 520 mil habitantes nessa faixa etária (cerca de 9% da população), sendo 400 mil habitantes no interior e 120 mil na capital.

Em sua rede de proteção à pessoa idosa, o Governo de Goiás conta atualmente com Centros de Referência de Assistência Social (Cras) em todos os municípios e há 14 associações e grupos de idosos somente na Região Metropolitana de Goiânia. Dentre as principais políticas da Secretaria Cidadã voltadas à pessoa idosa está o Passaporte do Idoso, que dá direito a passagens intermunicipais gratuitas ao seu portador.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo