Ação inédita contra Aedes aegypti começa nesta quarta

Trinta e três municípios de diferentes regiões goianas recebem nesta quarta-feira (6/1) a primeira força-tarefa do ano para eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti. Em todas as cidades serão realizados mutirões simultâneos com ações sincronizadas, para prevenir dengue, chikungunya e zika. Todas as residências, estabelecimentos comerciais e lotes baldios dos municípios serão vistoriados pelas equipes. O trabalho é desenvolvido pelo Comitê Executivo Estadual de Combate ao Aedes e em parceria com o Corpo de Bombeiro Militar (CBM).

Além da ação desta quarta-feira, haverá também na sexta-feira (8/1) outra mobilização em 38 municípios. As atividades prosseguem nos dias 12, 14, 19, 21 e 26 deste mês, quando será fechado o ciclo de mobilizações do mês de janeiro, totalizando visitas aos domicílios de 246 municípios. Essa estratégia integra o movimento Goiás contra o Aedes, que tem a meta de visitar 3,12 milhões de domicílios em todo o Estado, até 31 de janeiro, e repetir o trabalho em fevereiro, abril e junho.

Com o cenário epidemiológico do Estado é preciso ligar o sinal de alerta. Em 2015 foram registrados 187 mil notificações de dengue. Além disso houve no último mês de dezembro a confirmação do primeiro caso do zika vírus. Para o secretário da Saúde, Leonardo Vilela, é fundamental a participação ativa dos prefeitos para reduzir esses números. “O gestor municipal é uma figura decisiva para formar a força-tarefa local, capaz de mobilizar todos os setores sociais para combater o mosquito Aedes aegypti e reduzir as doenças da população”, diz.

As cidades onde haverá ação nesta quarta são: Abadia de Goiás, Vila Boa, Jesupólis, Campestre, Ceres, Cidade de Goiás, Goiandira, Goiatuba, Itaberaí, Luziânia, Morrinhos, Palmeiras de Goiás, São Luís de Montes Belos, Senador Canedo, Silvânia, Urutaí, Aruanã, Cristalina, Guarani de Goiás, Iporá, Jataí, Minaçu, Mineiros, Niquelândia, Padre Bernardo, Planaltina, Porangatu, Quirinópolis, Rio Verde, Santa Helena de Goiás, Santa Rita do Novo Destino, São Miguel do Araguaia e Uruaçu.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo