Abertas inscrições de ciclistas para Expedição na Chapada dos Veadeiros

A quarta edição do programa Experiências na Natureza está com inscrições abertas para ciclistas realizarem a Expedição Chapada dos Veadeiros. Ao todo, serão disponibilizadas 130 vagas. O passeio terá 85 km de percurso, de ida e volta, com saída na avenida principal de Alto Paraíso, ao lado do CAT, até o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Os interessados podem obter mais informações e fazer inscrições na Goiás Turismo. Contato pelo telefone 3201-8100.

Trata-se de um passeio cicloturístico contemplativo que vai cortar o Parque, passando por pontos conhecidos e muito procurados por turistas, como o Jardim de Maytrea, sede do parque, corredeiras e cachoeiras, rio das Cobras e Fazenda São Bento. Ao longo do percurso haverá pontos de hidratação e lanche para os participantes. Desta vez, não haverá inscrições para carros de apoio. O almoço será servido na vila de São Jorge.

O programa Experiências na Natureza faz parte do Circuito Vivências ao Ar Livre, dentro do Programa Goiás Experiências Inesquecíveis, da Goiás Turismo e está sendo desenvolvido em cooperação técnica com a Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos (Secima).

O evento conta com o apoio da Saneago, Polícia Militar, Polícia Ambiental, Polícia Rodoviária Estadual e Corpo de Bombeiros. A Prefeitura de Alto Paraíso e Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICM Bio) também apoiam a realização da Expedição Chapada dos Veadeiros. Os ciclistas recebem kit com sacola, squeeze, camiseta, filtro solar (da empresa parceira Solar Gold) e placas de numeração para as bicicletas.

As três primeiras edições aconteceram respectivamente no Parque Estadual da Serra de Caldas Novas, na Serra dos Caiapós e no Parque Estadual de Terra Ronca. Depois da Chapada dos Veadeiros, estão programadas outras três aventuras: Expedição Serra dos Pireneus, em 26 de março; e as competições Kalunga Mountain Bike, em Cavalcante, no dia 16 de abril, e a 1ª Corrida Rústica Serra de Caldas Novas, em 30 de abril.

Produtos turísticos

Por meio da assinatura deste termo, a Goiás Turismo investe na sinalização e melhoria da infraestrutura dos parques e promove a divulgação do destino como opção de lazer e visitação. A ideia é aumentar a usabilidade e acessibilidade dos parques estaduais de modo sustentável, transformando as reservas naturais em novos roteiros e produtos turísticos que possam ser oferecidos para turistas de todo o mundo.

Um exemplo do resultado dessas ações foi que depois da realização da Experiência no Parque Estadual da Serra de Caldas Novas (Pescan), em dezembro de 2015, o Parque foi aberto para receber ciclistas e, em abril, a trilha de cicloturismo será oficialmente inaugurada. Houve um aumento de 400% na taxa de visitação do Pescan depois da Expedição.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo