Anápolis poderá ter unidade de indústria bélica

O empresário goiano Paulo Humberto Barbosa e a empresa Delfire Indústria e Comércio de Extintores, com sede no Distrito Agroindustrial de Anápolis (Daia), firmaram na quinta-feira (6/10), em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, acordo com a Caracal International LLC, que tem como CEO o sheikh Hamad Salem Al Almeri, para a instalação de uma planta industrial dessa empresa no Estado. A unidade é voltada para a produção de armamentos e munições exclusivas para forças de segurança pública do Brasil e com atenção voltada para o mercado da América Latina.

A iniciativa tem o apoio do Governo de Goiás, que foi representado na cerimônia de assinatura de memorando de entendimento entre as duas empresas pelo secretário de Desenvolvimento Econômico (SED), Luiz Maronezi, e pelo superintendente de Ações e Operações Integradas da Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária (SSPAP), delegado federal Emmanuel Henrique. A previsão é de que sejam gerados com a consolidação do projeto cerca de 1.250 empregos diretos e indiretos.

De acordo com o memorando de entendimento, as três partes se comprometem a trabalhar no sentido de viabilizar a instalação de uma indústria da Caracal no Brasil, buscando a aprovação inicial do Governo para a fabricação de armamentos. Se comprometem, também, a construir um plano de viabilidade para o empreendimento. Devem, ainda, elaborar um projeto para o início das atividades da indústria, primeiramente para montagem de peças e avançando para a fabricação de armas. Assinaram o memorando o sheikh Hamad Salem Al Almeri, presidente da Caracal International pelos empresários Paulo Humberto Barbosa e Augusto de Jesus Delgado, CEO da empresa Delfire Industria e Comércio de Extintores.

Potencialidades

Na visita às fábricas da Caracal, o superintendente Executivo de Desenvolvimento Econômico (SED), Luis Maronezzi, apresentou aos dirigentes as potencialidades do Estado de Goiás, assim como a logística e a infraestrutura e os incentivos do Governo Estadual para os investidores nacionais e internacionais. Durante a exposição, destacou a localização estratégica do Estado e, em especial, da cidade de Anápolis, que fica entre Goiânia e Brasília (Distrito Federal) e a plataforma logística multimodal de transporte que facilita a inserção dos produtos no mercado mundial.

A iniciativa pioneira de atuação conjunta das forças de segurança dos vários Estados do Brasil Central para o combate ao crime organizado foi apresentada ao príncipe Al Almeri pelo superintendente de Ações Integradas da SSPAP e secretário executivo do Pacto Interestadual de Segurança Integrada, Emmanuel Henrique. O Pacto, que é presidido pelo vice-governador José Eliton, destina-se a combater a atuação de grupos organizados para crimes como o tráfico de drogas e de armas, os roubos de veículos e de cargas e os assaltos a instituições financeiras com uso de armamento pesado e explosivos. A cooperação técnica para a segurança integrada já conta com a adesão de 11 Estados brasileiros e mais o apoio do Ministério da Justiça, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo