Controladoria entrega certificados de maturidade em ouvidoria 

A superintendência de Participação Cidadã da Controladoria-Geral do Estado (CGE) realizou na tarde desta quinta-feira (15/12), no auditório Mauro Borges do Palácio Pedro Ludovico Teixeira (PPLT), o Balanço Geral das atividades de 2022. O encontro reuniu ouvidores e equipes de vários órgãos do Estado. Na oportunidade foram entregues certificados de Maturidade em Ouvidoria para 22 ouvidorias setoriais. A reunião foi mediada pelo Ouvidor-Geral, Danilo Borges de Carvalho e pela gerente de Ouvidoria, Alessandra Lessa. 
Alessandra fez uma retrospectiva das principais atividades dos últimos quatro anos. Entre elas, a implantação dos sistemas de ouvidoria desenvolvidos pela TI da CGE; os 10 anos da Lei de Acesso à Informação (LAI) – que foi objeto de um livro; a criação da rede de ouvidorias para o todo o Estado e a  integração com o trabalho do Programa de Compliance Público (PCP), pois as ouvidorias são a escuta direta ao cidadão, dentre outros.
O ouvidor-geral, Danilo Carvalho enfatizou a importância de saber ouvir para atuar junto às demandas do cidadão. Um vídeo sobre “saber ouvir” com o psicanalista Christian Dunker foi exibido aos presentes. Os ouvidores responderam uma enquete, pelo celular, sobre as principais forças e fraquezas do trabalho de ouvidoria. Na revelação do resultado da enquete ficou evidente a importância da capacitação técnica e do conhecimento do objeto.  Foi apresentada uma versão inacabada do novo sistema de Ouvidoria – sistema 3 – que já recebeu sugestões de melhorias. A servidora Lucimone Pires Batista recebeu um diploma de agradecimento pelo excelente trabalho desempenhado, nesse ano de 2022, junto à gerência de Ouvidoria da CGE.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo