Alto Paraíso recebe Seminário Internacional sobre Gestão Integrada de Território

Nesta sexta-feira (30/9) e sábado (1º/10), a cidade de Alto Paraíso será palco para o primeiro Seminário Internacional de Gestão Cultural Integrada doe Território. O evento é uma estratégia para a articulação e implementação de plataformas de desenvolvimento sustentável na região, e contará com diálogos, proposições discussões sobre e entendimentos para a consolidação de uma cidade do bem-viver, sendo um e o projeto demonstrativo da na reserva da biosfera do Cerrado – Goiás/Unesco.

O evento é parte de um grande projeto do Governo de Goiás que definiu Alto Paraíso como projeto piloto e referencial para centro da implantação a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS-ONU), assim como do Programa Cultivando Água Boa, como projetos demonstrativos na da Reserva da Biosfera do Cerrado – Goiás, transformando tornando o município e a região referências em em um modelo internacional de sustentabilidade. O programa está sob responsabilidade e coordenação da Secima, cujo objetivo é gerenciar expectativas e abrir campo a uma estratégia de médio e longo prazo para o município e para a região.

Sustentabilidade

Na sexta-feira, as atividades vão ocorrer no Auditório do Hotel Chappada, às 19 horas. O destaque fica por conta da palestra “O Desafio da Sustentabilidade: Reflexões sobre Perspectivas Mundiais e Intervenções Locais – o Entendimento Global a partir da superação dos dilemas locais”, com o professor Luiz Oosterbeek – doutor em Filosofia e PhD em Arqueologia pelo University College London, Presidente do Instituto Terra e Memória (Portugal) e Coordenador junto à Comissão Europeia de projetos de Gestão Cultural Integrada do Território – Portugal, Alemanha, França, Lituânia, Itália, República Checa e Espanha. No Sábado, o debate será no auditório da UNB-Cerrado, no Bairro Cidade Alta.

Temas como as plataformas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Reserva da Biosfera do Cerrado e do Programa Cultivando Água Boa serão apresentados pela Superintendente Executiva de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Secima, Jacqueline Vieira. Haverá também a participação do professor da UFG, Saulo Oliveira, além do professor em Ciências Políticas pela UFMG, Robert Bonifácio. A palestra no sábado vai tratar de “Gestão Cultural Integrada de Território” novamente com o professor Luiz Oosterbeek. O seminário internacional foi idealizado pela Secima, em parceria com o Instituto Terra e Memória (Portugal), com a Universidade Federal de Goiás e com o Instituto Espinhaço.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo