Agrodefesa vai preparar técnicos para fiscalização e certificação fitossanitária

Preparar os responsáveis técnicos para atuar na Certificação Fitossanitária de Origem para pragas relacionadas às culturas da banana, citros e uva em Goiás, conforme a nova Instrução Normativa Federal, de agosto de 2016. Este é o objetivo do curso que a Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) está preparando com o intuito de habilitar os profissionais para a prática de medidas que evitem a entrada de pragas de relevância econômica em locais que não registraram suas ocorrências ou que já comprovaram estar livres e com suas disseminações controladas.

Trata-se de um importante método de preservação do patrimônio financeiro e alimentar. Para levantar a demanda e fazer o planejamento do evento, a Agrodefesa solicita a pré-inscrição dos responsáveis técnicos preenchendo o documento no site da Agrodefesa e enviando os dados para fernanda.faganello@agrodefesa.go.gov.br . Ao final do evento, eles estarão habilitados para emitir CFO para atender os segmentos de citros, uva e banana e estarão capacitados para o diagnóstico de insetos, fungos, ácaros, nematoides e vírus que ocorrem nessas culturas.

A emissão dos certificados que atestam se determinadas partidas estão livres de pragas ou foram produzidas dentro de sistemas de mitigação é regulamentada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), por meio da Instrução Normativa Federal nº 33, de 24 de agosto de 2016. Os certificados são emitidos por profissionais devidamente credenciados pelos Estados e que realizam e cumprem com os requisitos para o credenciamento.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo