CGE participa de evento sobre compliance e saúde promovido pela Secretaria de Saúde do Estado

Com o tema Ética e Compliance em Saúde, a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES) realizou, nessa quarta-feira (4/8), o primeiro evento de um ciclo de lives sobre a temática. A transmissão online foi transmitida pelas páginas do Facebook da Secretaria de Saúde e da Controladoria-Geral do Estado (CGE). A abertura foi realizada pelo controlador-geral de Goiás, Henrique Ziller, e a mediação feita pela subsecretária de Estado da Saúde de Goiás, Luciana Tavernard.

O controlador-geral ressaltou a relevância da ética no setor público e lembrou do quanto ela é importante para a boa utilização do dinheiro público. Para ele, a ética está estritamente relacionada ao relacionamento humano, sendo preciso criar referenciais éticos com padrões de valores e não de comportamento. Henrique Ziller destacou três pontos necessários para que a ética aconteça no serviço público. Em primeiro lugar, o interesse público deve prevalecer em detrimento do interesse particular, o servidor tem que realizar o serviço a partir do que o cidadão espera do serviço público. 

O segundo ponto levantado por Ziller é ter uma percepção clara de que somos humanos e que falhas acontecem, o que implica ter uma abordagem humanizada.  “Precisamos entender que a atividade correcional deve ser residual e aplicada quando não houver mais nenhuma medida”, afirmou. Ele lembrou que o novo Código de Ética do Servidor Público, lançado em março, carrega elementos dessa mudança cultural na administração pública goiana.  Estabelecer valores de confiança é o terceiro ponto apresentado por Ziller. “Confiança gera um ambiente onde todas as relações progridem, e a confiança deve iniciar na Alta Administração”, enfatizou.

A subsecretária de Saúde, Luciana Tavernard, ressaltou a importância do debate sobre ética no serviço público e do trabalho de disseminação desses valores, mesmo em tempos de pandemia. “Agradecemos a parceria com a Controladoria-Geral por nos ajudar no aprimoramento da ética e da gestão de riscos e na busca da transparência, por meio do Programa de Compliance Público de Goiás. Assim podemos aprender mais e servir melhor ao cidadão”, afirmou.

A live prosseguiu com palestras voltadas ao compliance, proferidas pelo professor da FGV/Law de SP, Carlos Ayres, com o tema: Due Dilligence de Fornecedores; pela diretora de Riscos, Auditoria e Compliance do Hospital Albert Einstein, Viviane Miranda, que falou sobre A Experiência do Hospital na implantação do Programa de Compliance, seguida pela advogada e Compliance Officer do Grupo Mapah, Anna Bastos, com o tema Gestão de Riscos de Terceiros no Setor Público.

Controladoria-Geral do Estado (CGE) – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo