Formatura do Embaixadores da Cidadania encerra Semana de Combate à Corrupção

Emoção marcou encerramento do projeto coordenado pela Controladoria-Geral do Estado de Goiás com homenagem aos organizadores, tutores e apoiadores. Também foram divulgados os dez projetos de impacto social vencedores desta primeira edição, que começou com 611 participantes e 183 conseguiram se formar

 

A formatura dos participantes do projeto Embaixadores da Cidadania na sexta-feira, 11/12, às 17 horas, de forma virtual, fechou a programação da Semana Internacional de Combate à Corrupção, realizada pelo governo de Goiás de 7 a 11 de dezembro. Os eventos da Semana Internacional foram coordenados pela Controladoria-Geral do Estado (CGE) e transmitidos pelas redes sociais. Conseguiram se formar como Embaixadores da Cidadania 183 pessoas, após uma seleção inicial de 1.285 inscritos e 611 selecionados, sendo 510 de Goiás e 101 de outros 22 estados e do Distrito Federal.

Durante a formatura, também foram divulgados os 10 melhores projetos de impacto social desenvolvidos pelos participantes, que receberam uma premiação de R$ 5 mil, patrocinada pelo Sindicatos dos Gestores Governamentais de Goiás (Sindgestor). O projeto foi realizado em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG) e com apoio de diversas organizações públicas, privadas e não-governamentais. Os selecionados que chegaram até a fase final da capacitação em cidadania, que durou seis meses, receberam certificado de 180 horas, concedido pela UFG.

O Embaixadores da Cidadania contou com duas etapas. A etapa teórica , na qual os participantes realizaram cursos teóricos e atividades sobre diversos temas de aprimoramento de cidadania, seguida da etapa prática, na qual desenvolveram um desafio de impacto social. O projeto proposto deveria apresentar a solução de algum problema público identificado nas comunidades em que os participantes estivessem inseridos. Participaram pessoas de 16 a 75 anos, 63% do sexo feminino e de diversos níveis de escolaridade, desde o fundamental até pós-graduação.

O objetivo na primeira etapa foi promover conhecimentos sobre conceitos básicos de ética, combate à corrupção, transparência, participação social e controle social em cursos EAD da Controladoria-Geral da União e em podcasts, fórum de discussões e vídeos curtos, chamados pílulas do conhecimento, produzidos pela CGE e TV Brasil Central. Esse conhecimento proporcionou maior bagagem teórica e competências para a fase seguinte, onde os embaixadores propuseram uma intervenção social em suas localidades.

Os três projetos melhores avaliados do Embaixadores da Cidadania foram:

1º lugar – projeto Estude como uma garota: graduada é a mãe – Jéssica da Silva, Senador Canedo-GO

Considerando a problemática de jovens que perdem a oportunidades de estudar e trabalhar por serem mães, o objetivo do projeto é desenvolver um cursinho preparatório para o Enem, parcialmente a distância e parcialmente presencial para esse público. Para tanto, a Universidade Federal de Goiás será consultada para criação de um projeto de extensão em que estudantes de licenciatura em pedagogia participam como voluntários na modalidade de professores/monitores ou no auxílio de cuidados com os filhos das candidatas durante as aulas e em um ambiente paralelo ao das alunas.

2º lugar – projeto Serendipidade – Bárbara Arruda – Goiânia-GO

O projeto serendipidade visa a capacitação informacional de crianças e adolescentes com deficiência visual, residentes em Goiás, de forma a complementar o aprendizado socioeducativo. As aulas têm previsão para acontecer na Biblioteca Braille, em Goiânia, onde o ambiente e o material serão totalmente adaptados à realidade deles. Assim, o aluno participante poderá escolher uma área de afinidade – tecnologia, arte, história, marketing, ciência política – e terá aulas de letramento informacional nesta área, dada por voluntários.

3º lugar – Qual é a sua horta? – Tanise Knakievicz – Niquelândia-GO

Através de uma gamificação, composta por diversos desafios e tarefas valendo pontos, o projeto objetiva incentivar a criação e manutenção de hortas em Niquelândia. O objetivo é despertar a consciência coletiva da importância da ciência e tecnologia na manutenção de ecossistemas sustentáveis e na prevenção das queimadas no Cerrado, bem como destacar o trabalho em equipes multigeracionais e multifuncionais, fomentando a integração entre avós, pais e filhos, com experiências e habilidades complementares.

Controladoria-Geral do Estado (CGE) – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo